Morre Tom Veiga, ator que interpretava o personagem Louro José

Artista foi encontrado morto em sua casa neste domingo (1°), no Rio de Janeiro

-->-->-->-->

Facebook/TV Globo/Reprodução
(foto: Facebook/TV Globo/Reprodução)
Morreu neste domingo (1°) o ator Tom Veiga, que ganhou fama como intérprete do papagaio Louro José - fiel escudeiro da apresentadora Ana Maria Braga no programa global Mais Você. A informação foi confirmada pela TV Globo. Segundo a emissora, Veiga foi encontrado sem vida em sua casa na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O artista tinha 47 anos e trabalhou ao lado de Ana Maria Braga por duas décadas. Nas redes sociais, artistas e fãs lamentaram a morte do ator e prestaram homenagens.


Nasce um papagaio

Tagarela e carismático, o papagaio Louro José foi criado por Ana Maria Braga em 1996, quando ela ainda era apresentadora do Note e Anote, exibido na Record. 

KATHIA TAMANAHA/AE - 23/6/99
Ana Maria Braga e Louro José em 1999 durante evento após dupla assinar contrato para ir para a Rede Globo (foto: KATHIA TAMANAHA/AE - 23/6/99)
 

Em depoimento ao site Memória Globo, ela conta que a ideia era chamar a atenção das crianças, já que a atração era antecedida por um programa infantil. O nome do fantoche foi inspirado no papagaio que a loira criava em casa na época, que também se chamava Louro José. 

 

"Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi para uma pessoa que desenvolvia bonecos fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Depois a gente foi ajeitando, mudando a espuma, até que ele virou global – aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo”, disse Ana Maria ao Memória Globo. 

Antes de dar vida a Louro José, Tom Veiga trabalhava como assistente de estúdio no Note Anote. Um dia, relatou Ana Maria, no intervalo entre as gravações, pegou o boneco para brincar com os colegas. A apresentadora, que já havia testado diversas pessoas para manipular o pássaro, gostou da atuação de Veiga e pediu que ele repetisse a façanha ao vivo no dia seguinte. A parceria conquistou o público, o que fez com que Louro José fosse ganhando cada vez mais espaço no programa. 

 

Ao longo de duas décadas, a dupla apresentou reportagens, promoveu concurso de piadas, pegadinhas e fez viagens. Mas Ana Maria Braga e Louro José protagonizaram também brigas no programa. Ao completar 18 anos, o personagem foi homenageado no quadro Arquivo Confidencial, do Domingão do Faustão. Popular entre as crianças, o fantoche ganhou versões de brinquedo. 

 

“O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança”, disse Tom Veiga sobre o papagaio que interpretava em entrevista à Globo.
 

Separação

Em 12 de outubro deste ano, Tom Veiga ganhou as manchetes ao terminar o casamento de 9 meses com a investidora Cybelle Hermínio, de 31 anos. Na época, ela disse à imprensa que o término partiu dele. 

 

A separação, de acordo com Cybelle, ocorreu após uma briga. Ressentido, Tom acionou uma advogada e pediu que ela deixasse a casa com o filho Pedro, de 9 anos. 

 

De 2004 a 2018, o artista foi casado com Alessandra Veiga, com quem tem uma filha. Em entrevista concedida em agosto de 2018 ao programa A Tarde é Sua, ela contou que o divórcio ocorreu após um desentendimento durante o Rock in Rio 2017. No mesmo ano, Tom Veiga passou por um cateterismo e teve de se afastar por um tempo do Mais Você.

 

 

MAIS SOBRE E-MAIS