Camila Pitanga e filha testam positivo para malária: 'Dias de muito sufoco'

Atriz usou as redes sociais para contar sobre todo o processo com a doença e aproveitou a oportunidade para enaltecer o SUS

Estado de Minas 11/08/2020 11:01
Reprodução/Instagram
Camila Pitanga e a filha Antônia (foto: Reprodução/Instagram)
A atriz Camila Pitanga, 43, revelou no final da noite dessa segunda (11) que ela e a filha Antônia, 12, foram diagnosticadas com malária. Por meio do Instagram, ela narrou como foram os dias com a doença: "muito sufoco".

Pitanga conta que começou com picos de "febre alta, calafrios e total incerteza". Chegou a cogitar ser COVID-19, mas testou negativo para a doença. "No lugar de me aliviar, permanecia a agonia, pois eu não fazia ideia do que eu poderia ter. Estava à deriva", contou, na publicação.

A suspeita que poderia ser malária só veio a partir de uma amiga, que associou os picos de febre com o fato de a atriz estar isolada em uma região de Mata Atlântica no litoral de São Paulo. Vale lembrar que a doença é transmitida por picada do mosquito-prego e é típico de regiões tropicais e subtropicais.

Após conversar com infectologistas, a atriz contou que foi orientada a procurar o Hospital das Clínicas da USP, onde foi atendida em um leito 100% SUS. Os testes para ela e a filha deram positivo e o tratamento foi iniciado.
 

Camila aproveitou a oportunidade para enaltecer o Sistema Único de Saúde. "Não há lugar melhor para ser tratado [de Malária]. É de suma importância valorizar a existência desse sistema de saúde que cuida de tanta gente, principalmente dos que não tem condição de pagar um plano. Estamos num país onde uma doença matou mais de 100 mil pessoas em poucos meses. Esse número poderia ser o triplo ou mais se não fosse o SUS", disse.

A atriz ainda agradeceu à equipe 100% feminina que prestou o atendimento e também a todos os profissinais de saúde. "Além de estarem na trincheira nessa luta contra a COVID-19, estão aí atendendo inúmeras outras demandas com seu profissionalismo", disse.

MAIS SOBRE E-MAIS