Netos de Luiz Gonzaga publicam 'nota de nojo' contra Bolsonaro

Música do compositor foi executada pelo presidente da Embratur durante live com presidente

Redação EM Cultura 04/07/2020 13:36
Reprodução de internet
Live de Bolsonaro gerou polêmica (foto: Reprodução de internet)
Os netos de Luiz Gonzaga, Amora Pêra Gonzaga do Nascimento, Nanan Gonzaga e Daniel Gonzaga, filhos do cantor e compositor Gonzaguinha, publicaram nas redes sociais uma “nota de nojo” contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
 
No texto, o trio repudiou a utilização da música Riacho de navio, de Gonzagão, em live realizada pelo mandatário na quinta-feira (2). Na transmissão on-line, o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, tocou a música. 
 
Além de ter iniciado a live com a música de autoria de Gonzagão e Zé Dantas, Neto ainda adaptou a letra. “"O Rio São Francisco agora vai para o Ceará, presidente Bolsonaro levou rio para o Ceará", fazendo referência ao último dia 26 de junho, quando Bolsonaro esteve no Nordeste para inaugurar parte da transposição do Rio São Francisco.
 
A nota diz que "diante da impotência e da impossibilidade de processo por propaganda indevida, por dupla apropriação, da canção de Luiz Gonzaga e Zé Dantas e do projeto do Rio São Francisco; nós, filhos de Luiz Gonzaga Jr, netos de Luiz Gonzaga, apresentamos uma NOTA DE NOJO diante deste governo mortal e suas lives". 
 
Segundo os herdeiros, o atual governo "faz todos os gestos ao seu alcance para confundir e colocar em risco a população do Brasil, enquanto protege a si mesmo e aos seus".
 
Os netos de Gonzagão afirmaram que, mesmo que de forma simbólica, não autorizam "ao Governo Federal o uso das canções assinadas por nenhum de nossos familiares, ou, ao menos, das respectivas partes que nos cabem".
Veja a nota completa:
 

MAIS SOBRE E-MAIS