Beyoncé fala sobre oportunidades: 'Tive que construir minha própria mesa'

Cantora discursou em uma série do YouTube para os formandos de 2020 das universidades norte-americanas

Correio Braziliense 08/06/2020 12:32
AFP / Robyn Beck
(foto: AFP / Robyn Beck)
A cantora Beyoncé foi uma das escolhidas para discursar para os formandos das universidades norte-americanas na série Class of 2020, lançada no YouTube Originals. Na fala, a artista comentou sobre o movimento Black Lives Matter, o protagonismo de jovens em causas sociais, o sexismo da indústria fonográfica e como estes formandos devem se portar para que, juntos, possam ter um futuro mais próspero.

No discurso, Beyoncé analisou o momento atual como "uma crise global, uma pandemia racial e da expressão mundial de indignação pelo assassinato sem sentido de mais um ser humano negro desarmado”. Por isso, a artista pontuou a importância de lideranças jovens coomo faísca para união do povo para o movimento em nome de justiça e pelo fim do racismo estrutural, citando as mortes de George Floyd, Ahmaud Arbery e Breonna Taylor.

Beyoncé falou ainda sobre o trabalho e a indústria em que está inserida e direcionou esta parte do discurso para as mulheres. Em uma crítica a ausência feminina nas cadeiras mais altas, a diva comentou sobre a falta de oportunidades para mulheres negras, mencionando a chegada dela ao topo da indústria: “Não havia mulheres negras sentadas à mesa. Então eu tive que cortar a madeira e construir minha própria mesa.” 

Direcionando para o futuro, a artista, então, pediu que as mulheres se movimentassem para chegar ao poder, enquanto os homens deveriam buscar alterar os padrões e redefinir o que é a masculinidade. Mas que, ambos, devem buscar sempre repeitar as individualidades e a própria personalidade

“Existem muitas maneiras diferentes de ser brilhante. Acredito que você e todo ser humano nasce com um dom magistral. Não deixe o mundo fazer você sentir que precisa ter uma certa maneira de ser brilhante. Você tem que espalhar seu talento pelo planeta de uma maneira que seja autenticamente você”, encerrou Beyoncé.

MAIS SOBRE E-MAIS