Amigos e fãs lamentam a morte de Rubem Fonseca

Escritor mineiro tinha 94 anos e foi vítima de um infarto nesta quarta-feira (15)

Redação EM Cultura 15/04/2020 15:07
Instagram/Reprodução
Pelas redes sociais, o escritor Valter Hugo Mãe prestou sua homenagem. (foto: Instagram/Reprodução)
 
Fãs e amigos usaram as redes sociais para lamentar a morte do escritor Rubem Fonseca, aos 94 anos, nesta quarta-feira (15), no Rio de Janeiro. Vítima de um infarto, ele chegou a ser lado ao Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, no entanto, nao resistiu.
 
''Desolado com a notícia'', escreveu o também escritor Valter Hugo Mãe, na legenda da foto publicada no Instagram. ''Querido amigo, querido magnífico escritor que tanto me honrou. Obrigado por tudo'', agradeceu. 
 
O cineasta Jorge Furtado, responsável pelo roteiro da minissérie 'Agosto', exibida pela Rede Globo em 1993, relembrou a época em que trabalhou lado a lado com o escritor. ''A adaptação de Agosto, que eu considero o melhor romance dele, foi um dos primeiros grandes roteiros que eu escrevi com Giba Assis Brasil. Fonseca tinha direito à supervisão do roteiro e acabou participando também como pesquisador.''
 
''Era muito detalhista, ajudou demais porque ele viu muito do que escreveu: foi ao Catete quando Getúlio se matou. Era um dos melhores dialoguistas que eu já vi, do nível do Verissimo e do Nelson Rodrigues. Os diálogos nos livros dele são maravilhosos: você lê e voa, já escuta o personagem falando. Sem falar dos contos, espetaculares: muitos são filmes prontos.'' 
 
"Rubem Fonseca foi importante para a minha formação como enquanto escritor. Tenho todos os livros dele e continuarei a lê-lo, como sempre o leio quando preciso me sentir inquieto para escrever. Escritores morrem quando deixam de ter leitores. Rubem continuará a ter leitores", escreveu o escritor angolano José Eduardo Agualusa, no Twitter. 
 
Na mesma rede social, o autor também foi lembrado pelo apresentador Serginho Groisman, pelo ator Hélio de la Peña e pela escritora e presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río. 
 
 
 
 
 
 
 
 

MAIS SOBRE E-MAIS