Morre o cantor e compositor baiano Moraes Moreira

Músico tinha 72 anos e sofreu um infarto

Estado de Minas 13/04/2020 11:54

None
Morreu nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, o cantor baiano Moraes Moreira, 72 anos. O falecimento foi confirmado à imprensa pela assessoria do músico, familiares e pessoas próximas. A causa da morte foi um infarto. Ele foi encontrado pela empregada doméstica, já que morava sozinho em um apartamento na Gávea. As informações sobre velório e enterro não serão reveladas. O motivo é evitar aglomerações em função da pandemia de coronavírus.

Natural de Ituaçu, na Bahia, o cantor, compositor e guitarrista foi um dos fundadores do grupo Novos Baianos. Ao lado de Luiz Galvão, Moreira foi responsável pelas principais composições do grupo, a exemplo de Besta é tu e Preta, pretinha. Desde 1975, ele seguia em carreira solo. Sua última apresentação em Belo Horizonte foi na Virada Cultural de 2019, quando cantou alguns de seus principais sucessos no Parque Muncipal. 

Ver galeria . 4 Fotos Na virada Cultural de BH, em 2019, Moraes Moreira se apresentou no Parque Municipal Leandro Couri / EM / D.A Press
Na virada Cultural de BH, em 2019, Moraes Moreira se apresentou no Parque Municipal (foto: Leandro Couri / EM / D.A Press )

Em 2017, quando completou 70 anos, Moraes Moreira foi homenageado pelo bloco Baianas Ozadas, o maior do carnaval belo-horizontino, que dedicou seu repertório a ele.  

Moraes Moreira deixa uma discografia com pelo menos 40 títulos, incluindo os trabalho com os Novos Baianos, álbuns solo, além de parcerias com Dodô e Osmar, Pepeu Gomes, entre outros.  Relembre e escute aqui os principais sucessos da carreira de Moraes Moreira

O artista vinha seguindo o isolamento durante a quarentena e chegou até a compor um poema sobre a epidemia, publicado em suas redes sociais no dia 17 de março, quando se iniciavam as determinações de isolamento residencial no Brasil. 

Ver essa foto no Instagram

Oi pessoal estou aqui na Gávea entre minha casa e escritório que ficam próximos,cumprindo minha quarentena,tocando e escrevendo sem parar. Este Cordel nasceu na madrugada do dia 17, envio para apreciação de vocês .Boa sorte Quarentena (Moraes Moreira) Eu temo o coronavirus E zelo por minha vida Mas tenho medo de tiros Também de bala perdida, A nossa fé é vacina O professor que me ensina Será minha própria lida Assombra-me a pandemia Que agora domina o mundo Mas tenho uma garantia Não sou nenhum vagabundo, Porque todo cidadão Merece mas atenção O sentimento é profundo Eu não queria essa praga Que não é mais do Egito Não quero que ela traga O mal que sempre eu evito, Os males não são eternos Pois os recursos modernos Estão aí, acredito De quem será esse lucro Ou mesmo a teoria? Detesto falar de estrupo Eu gosto é de poesia, Mas creio na consciência E digo não a todo dia Eu tenho medo do excesso Que seja em qualquer sentido Mas também do retrocesso Que por aí escondido, As vezes é o que notamos Passar o que já passamos Jamais será esquecido Até aceito a polícia Mas quando muda de letra E se transforma em milícia Odeio essa mutreta, Pra combater o que alarma Só tenho mesmo uma arma Que é a minha caneta Com tanta coisa inda cismo.... Estão na ordem do dia Eu digo não ao machismo Também a misoginia, Tem outros que eu não aceito É o tal do preconceito E as sombras da hipocrisia As coisas já forem postas Mas prevalecem os relés Queremos sim ter respostas Sobre as nossas Marielles, Em meio a um mundo efêmero Não é só questão de gênero Nem de homens ou mulheres O que vale é o ser humano E sua dignidade Vivemos num mundo insano Queremos mais liberdade, Pra que tudo isso mude Certeza, ninguém se ilude Não tem tempo,nem.idade

Uma publicação compartilhada por Moraes Moreira (@moraesmoreiraoficial) em

 

A notícia da morte de Moraes Moreira na manhã desta segunda-feira surpreendeu o país, rendendo muitas homenagens nas redes sociais, especialmente entre os músicos.

No Instagram, Caetano Veloso lembrou os tempos em que o baiano cantava no bairro de Campo Grande, em Salvador. "Ouço a dicção límpida de Moraes na obra-prima 'Chega nego', nas outras metralhadoras de sílabas, nas palavras de Antonio Risério de 'Sou o carnaval' ou 'Pessoal do alô', nas de Fausto Nilo em 'Bloco do prazer' ou 'Chão da praça', nos seus próprios versos de cordel. Lembro, vejo, ouço. A alma não pode acabar de chorar", escreveu Caetano. Para o tropicalista, Moraes foi "herói da história do país", com seu canto roqueiro e 'joãogilbertiano'. 'Sem ele não haveria axé', resumiu. Gilberto Gil, Daniela Mercury e o grupo Titãs publicaram mensagens de admiração por Moreira, assim como o perfil oficial do Flamengo, time de coração do músico baiano.  Confira algumas:

 

 

 

 

MAIS SOBRE E-MAIS