Secretaria de Cultura lança edital de R$ 2 milhões para apresentações on-line de artistas

Recursos serão investidos em mais de 100 projetos

Correio Braziliense 06/04/2020 13:39
Divulgação
(foto: Divulgação )
Depois de firmar um plano econômico, com linhas de crédito do BRB, para os artistas da cidade, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF lançou, neste segunda-feira (6/3), um edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) voltado para apresentações on-line. Ao todo, serão investidos mais de R$ 2 milhões para até 107 projetos. 
A medida integra o programa Conecta Cultura, uma série de ações da pasta com o objetivo de fomentar atividades culturais no período de isolamento social e auxiliar o setor durante a quarentena. Em vídeo publicado nas redes sociais, o secretário de cultura, Bartolomeu Rodrigues, explicou que a situação, principalmente daqueles que tiveram as atividades interrompidas de uma hora para a outra em razão das medidas de prevenção da Covid-19, exige e cobra ações criativas. 

O FAC Apresentações On-line está dividido em quatro linhas de apoio que abrangem atividades artísticas em 15 áreas distintas. Assim, serão oferecidas até 58 vagas para ações de qualificação básica e formação, 37 para montagem de espetáculos, 10 para festivais on-line, e duas para websérie ou webcanal. Para participar, os artistas e agentes culturais poderão se inscrever entre 8 e 22 de abril. 

Cumprindo as medidas adotados pelo Governo do Distrito Federal, o processo será feito de maneira eletrônica. Para isso, foram ampliados os canais de atendimento à distância da Secec, com telefone e endereço de e-mail exclusivos. Além disso, é essencial que todas as propostas observem a necessidade de apresentar ações de acessibilidade, como ajuda técnica ou tecnologia assistiva, que incluem interpretação em libras, audiodescrição ou legendas, por exemplo.

A fim de garantir a descentralização dos recursos, bem como ampliar o alcance do FAC Apresentações On-Line, a Secec abriu prazo, até 16 de abril, para renovação ou inscrição de proponentes no Cadastro de Entes e Agentes Culturais (Ceac), documento essencial para concorrer ao edital. 

Conecta Cultura


O programa foi publicado no Diário Oficial do DF nesta segunda e as próximas iniciativas devem ser anunciadas nos próximos dias. De acordo com informações da pasta, um dos principais desafios neste momento é aliar a celeridade na execução dos projetos aos regramentos legais. 
 
Confira os detalhes do edital FAC Apresentações on-line no link

MAIS SOBRE E-MAIS