Quinho, chargista do Estado de Minas, ganha prêmio internacional

Mineiro venceu o Caricaturama Showdown 3.000 com desenho do cantor Rod Stewart vestindo a camisa do Celtic, seu time do coração

Frederico Gandra* 10/01/2020 19:44
Quinho
O mineiro desenhou o cantor com a camisa do Celtic Football Club, da Escócia, seu time do coração (foto: Quinho )
Marcos de Souza Ravelli, o Quinho, ilustrador e chargista do Estado de Minas, venceu o prêmio internacional Caricaturama Showdown 3.000, cujos competidores enfrentaram o desafio de criar a caricatura de Rod Stewart, astro do rock britânico. O mineiro desenhou o cantor com a camisa do Celtic Football Club, da Escócia, seu time do coração. O chargista disputou o prêmio pela primeira vez.
 
“Foi uma honra conquistar esse prêmio. É sempre bacana ter um reconhecimento, principalmente quando somos avaliados por pessoas altamente capacitadas”, diz Quinho.
 
A competição virtual Caricatura Showdown 3.000 mobiliza jurados reconhecidos mundialmente. Cabe a eles escolher a temática de cada edição. “Esses concursos demonstram que cartoon é uma linguagem cada vez mais moderna”, afirma Quinho. De acordo com ele, hoje tudo acontece rapidamente e as pessoas não dedicam muito tempo à leitura de textos longos. “Como a charge é comunicação impactante e direta, muitas delas ganham peso maior do que um editorial ou artigo de jornal”, acredita.
 
Quinho, de 50 anos, nasceu em Manhuaçu, na Zona da Mata mineira. Em 1995, venceu o Salão Nacional de Humor Henfil, em Belo Horizonte, e foi contratado pelos Diários Associados. Trabalhou no Diário da Tarde e depois passou a integrar a equipe do Estado de Minas. Entre suas referências estão Bill Waterson, Ziraldo e Son Salvador, chargista do EM falecido em novembro de 2019.
 
Quinho
(foto: Quinho )
 
 
* Estagiário sob orientação da editora-assistente Ângela Faria

MAIS SOBRE E-MAIS