Pais dão dicas de como se divertir com os filhos na Semana da Criança

O cantor Sideral levou Amora, Romeu, Mabel, Pétala e a mulher, Carine, ao circo. Belo Horizonte tem extensa programação para a garotada

por Helvécio Carlos 11/10/2019 06:00

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

O mundo é delas

Crianças têm agenda cheia no seu dia, mas pais ressaltam a importância de dedicar tempo aos filhos fora das datas festivas

O Dia das Crianças chegou. Se depender da programação especial, não faltarão opções de diversão para a garotada neste fim de semana. A agenda está cheia de eventos, mas papais e mamães reconhecem: o importante é estar com os filhos, brincando e se divertindo em qualquer dia do ano.

Na casa do cantor Sideral e de sua mulher, Carine Medeiros, a data é uma festa para Romeu, de 6 anos, Mabel, de 4, e as gêmeas Pétala e Amora, de um ano e meio. Neste outubro, a criançada vibra ainda mais com a presença dos avós maternos, Keila e Francisco Medeiros, que moram em Brasília, e do avô paterno Wilson Oliveira, que veio de Alfenas, no Sul de Minas Gerais.
“Sabemos da importância de comemorar o Dia das Crianças com nossos filhos, mas por causa da minha agenda de shows, nem sempre conseguimos fazer uma viagem em família e aproveitar o feriado da Semana da Criança” conta Sideral.

“Quando estou em BH, eu e Carine levamos todo mundo para o parquinho, vamos ao cinema, jogamos bola”, diz músico. Esta semana, a visita dos avós antecipou a comemoração. A família foi ver o Circo dos Sonhos, cuja lona está montada no Belvedere.

De acordo com Sideral, o mais precioso na relação de pais e filhos é a proximidade no dia a dia, muito mais do que datas festivas. “Neste mundo em que todos estão correndo para se manter, para trabalhar, sobra pouco tempo para curtir. Cari-

ne e eu criamos hábitos e rotina para curtir os nossos filhos, mesmo que seja brincar meia hora com eles. Esquecemos o celular, sempre estamos 'olho no olho' com as crianças. Neste mundo veloz, elas precisam é de atenção verdadeira”, afirma o cantor.

ESTÁDIO
Leandro Couri/EM/D.A Press
Tiago Gramiscelli e Flávia Figueiredo levaram Rafael para conhecer o Mineirão, onde o pai jogou (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

O ex-jogador do América Tiago Gramiscelli e a mulher, Flávia Figueiredo, anteciparam a comemoração do Dia das Crianças com um passeio diferente. O casal levou Rafael, de 2 anos, para conhecer o Mineirão.

“O estádio é um dos locais mais importantes para a história do esporte de Minas e do Brasil. Tenho lembranças de grandes jogos aqui. Espero que o Rafael também tenha”, diz Tiago. O esporte é essencial para a educação e a formação de crianças e adolescentes, lembra o ex-atleta.

Tiago e Sideral concordam: o fundamental é os pais manterem o costume de dedicar algumas horas aos filhos. “Esse hábito é importante para estreitar essa relação. O trabalho exige muito da gente, mas é no carinho de nossos filhos que encontramos a melhor e a maior recompensa”, afirma Tiago.

QUALIDADE

Mãe de João, de 15 anos, e Theo, de 9, Angela Dariva Lara, mulher do guitarrista Marco Túlio Lara, do Jota Quest, acredita que o importante não é propriamente o tempo que os pais passam com os filhos, mas a qualidade dessa convivência.

Jair Amaral/EM/D.A Press
Ângela Dariva Lara destaca a qualidade do tempo dedicado ao caçula Theo (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

“A gente precisa estar conectada com eles. Que sejam 10 minutos, mas a criança tem de sentir a conexão com os pais. Meu tempo é muito corrido, o do Marco Túlio muito mais ainda, mas a gente se preocupa muito com a qualidade do nosso tempo dedicado ao Theo”, conta.

Hoje, João é adolescente. Porém, em muitas comemorações do Dia das Crianças, ele costumava ser surpreendido com presentes na porta do quarto. “Com o Theo é diferente. Preparo um bolo depois do almoço ou sirvo café na cama para ele. Mas, sinceramente, a maior preocupação é a qualidade do tempo que dedico a ele, que adora um piquenique”, revela Angela, que posou com o filho durante um passeio na Praça do Papa.


Dia de festa e reflexão

João Pedro Junqueira*
Ramon Lisboa/EM
Keila Medeiros se divertiu no circo com os netos Romeu, Amora, Pétala e Mabel (foto: Ramon Lisboa/EM)

No Brasil, o Dia das Crianças é comemorado desde 1924. Tudo começou em 1923, quando o 3º Congresso Sul-Americano da Criança foi realizado em 12 de outubro, no Rio de Janeiro, com a proposta de debater questões ligadas ao universo infantil. Um ano depois, o deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho (1879-1961) apresentou o projeto que instituiu a data.

Em 1955, as empresas Estrela e Johnson & Johnson, voltadas para o mercado infantil, lançaram a campanha Semana do Bebê Robusto, realizada na semana do Dia das Crianças. Pais enviavam fotos de nenéns para estampar peças publicitárias, concorrendo a prêmios. Pouco tempo depois, outras marcas aderiram à ideia. Foi assim que a Semana do Bebê Robusto se tornou a Semana da Criança.
Tatiane Camargos, diretora-executiva do Museu dos Brinquedos, diz que a Semana da Criança é uma oportunidade para reflexão, apesar de sua forte conotação comercial. “Devemos pensar sobre como é a infância hoje, em todos os aspectos, em como estamos cuidando de nossas crianças”, afirma. “É importante discutir isso não apenas na esfera macro, envolvendo políticas públicas, espaço urbano e segurança, mas também no âmbito das famílias, como elas se situam e quais são suas necessidades.”

* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria

MAIS SOBRE E-MAIS