Doris Day, atriz dos anos 50 e 60, morre aos 97 anos

Day morreu em decorrência de uma pneumonia. Ela estava em sua casa, em Carmel Valley, na Califórnia, nos Estados Unidos

por Francelle Marzano AFP 13/05/2019 10:19
AP Photo
(foto: AP Photo )
A atriz Doris Day morreu aos 97 anos, na manhã desta segunda-feira, 13. Ela morreu em sua casa, em Carmel Valley, na Califórnia, nos  Estados Unidos. A informação foi divulgada pela Doris Day Animal Foundation, em um comunicado enviado à mídia americana, que diz que ela estava com pneumonia e estava em casa, cercada por amigos e parentes. 

Day ficou conhecida ao interpretar a namoradinha da América em várias comédias românticas nos anos 50 e 60. Estrleou filmes como "Confidências à Meia-noite" (1959), "Ama-me ou esquece-me" (1955) e "Volta meu amor" (1961), "Eu, Ela e a Outra" (1963).

Day recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, entre eles o Grammy Lifetime Achievement Award e um Legend Award da Society of Singers. Em 1960, foi nomeada para o Oscar de melhor atriz, e, em 1989, recebeu o Prêmio Cecil B. DeMillepor sua contribuição ao mundo do entretenimento
 
 
 
Durante grande parte de sua carreira, Day reinou como a principal atriz nas bilheterias de Hollywood, era adorada pelo público que pagava para vê-la em musicais, comédias, filmes de suspense e faroestes

A estrela loura, cuja carreira abrangeu quase 40 filmes de 1948 a 1968, destacou-se em um gênero de filme em particular, o "bedroom farce", uma comédia romântica leve, mas com toques maliciosos, bem representada por "Confidências à Meia-Noite", que ela estrelou em 1959 ao lado de outro grande nome do gênero, Rock Hudson, com quem viria protagonizar outros filmes nos mesmos moldes.
 
A renomada especialista em cinema Molly Haskel já a chamou de "a mais subestimada e desvalorizada atriz de Hollywood". Os críticos, no entanto, eram menos fascinados pela atriz.  Ela recebeu apenas uma indicação ao Oscar, justamente por "Confidências à Meia-Noite".

Day casou-se quatro vezes, mais recentemente com o restaurateur Barry Comden, de 1976 a 1981. Ela teve seu único filho com o agente e produtor Marty Melcher, o produtor musical Terry Melcher, que morreu depois de uma longa doença, em 2004. 

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE E-MAIS