Museu de Sant'Ana, em Tiradentes, e do Oratório, em Ouro Preto, fecham as portas temporariamente

Instituições precisam de recursos para continuar funcionando

por Ana Clara Brant 05/05/2019 13:41

Carlos Olimpia/Divulgacao
Museu de Sant'Ana é um dos principais pontos turísticos de Tiradentes (foto: Carlos Olimpia/Divulgacao )
Dois dos mais importantes museus de Minas Gerais, o de Sant'Ana, em Tiradentes, e o do Oratório, em Ouro Preto, vão fechar as portas temporariamente. Um comunicado divulgado pelo Instituto Flávio Gutierrez, mantenedor das instituições, informa que a partir dessa segunda (6), as equipes que atuam nos dois museus entrarão em férias coletivas até 5 de junho, "na expectativa de nesse período viabilizarmos captações para a manutenção dos mesmos"

O Museu de Sant'Ana foi aberto em setembro de 2014 e funciona no prédio que abrigou a antiga cadeia pública de Tiradentes. É um dos museus que mais recebe visitantes no estado e conta com um acervo de 291 imagens da santa que é a mãe de Maria e a avó de Jesus Cristo. Já o do Oratório, inaugurado há mais de 20 anos, reúne 162 oratórios e 300 imagens que datam do século 17 ao século 20. O museu se localiza num casarão histórico na antiga Vila Rica, anexo à Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

 

Nathalia Costa/Divulgacao
Museu do Oratório em Ouro Preto foi fundado em 1998 (foto: Nathalia Costa/Divulgacao )


Em janeiro, a presidente do Instituto Flávio Gutierrez, Angela Gutierrez, conversou com a reportagem do Estado de Minas sobre as dificuldades de se manter os espaços e já cogitava fechá-los, devido ao cenário nebuloso e de mudanças na Lei Rouanet, o principal mecanismo de fomento à cultura do Brasil. "A gente não sabe ainda se a lei será modificada. É grande a desinformação e, claro, houve quem fez mau uso dela. Muitos patrocinadores temem investir porque estão confusos. Sem contar que o Ministério da Cultura se transformou em secretaria. Nosso instituto sempre captou por meio da Lei Rouanet, mas agora não sei como vai ser”, declarou na época Angela Gutierrez.



 

MAIS SOBRE E-MAIS