Conheça a história da catedral que resistiu à guerra, mas não ao fogo

Com aproximadamente 13 milhões de visitantes por ano, Notre-Dame de Paris é o ponto turístico mais visitado da Europa

por Estado de Minas 15/04/2019 17:08

AFP
A Catedral Notre-Dame de Paris (foto: AFP)

"As duas guerras mundiais pouparam a catedral, muito felizmente." Essa observação consta na história da Notre-Dame de Paris, contada em seu site oficial, no trecho dedicado ao "período contemporâneo". Muito infelizmente, nesta segunda-feira (15), a catedral que sobreviveu aos dois maiores conflitos do século 20 sucumbiu ao fogo. "Tudo está queimando; nada vai restar", declarou o porta-voz da Notre-Dame, André Finot, de acordo com a Associated Press.

Assim com ocorreu com o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em setembro do ano passado, a perda dessa joia arquitetônica e de seu acervo é incalculável. De acordo com o site oficial da catedral, ela recebe aproximadamente 13 milhões de visitantes por ano, vindos das mais diversas partes do mundo.

 

Estima-se que esse seja o ponto turístico mais visitado da Europa. Nos dias de maior concentração de visitanes, a catedral chega a receber 50 mil pessoas. São rezadas cinco missas por dia, de segunda a sábado, e sete aos domingos.

Para entrar na Catedral, o visitante deve vencer 380 degraus. A construção tem 43 metros de altura. A torre (que caiu) tinha 96 metros. E a nave tem 60 metros.

A história da catedral é resumida assim, em sua página oficial:

Maurice de Sully foi bispo de Paris de 1160 a 1196. Desde sua eleição, ele propõe um resposta pastoral, teológica e espiritual à profunda transformação de sua diocese pela reconstrução de uma igreja-catedral consagrada à Virgem Maria (Notre-Dame). Esse projeto está no centro de um gigantesco espaço urbano.

A catedral é construída no lugar que abrigada a antiga igreja de Saint-Étienne.

AFP
Bispo parisiense celebra missa na Notre-Dame (foto: AFP)
1163 é a data apontada como sendo a da colocação da primeira pedra de Notre-Dame, na presença do Papa Alexandre III.

O novo edifício se inscreve no estilo da nova arte que passará a ser chamada gótica.

No século 12 e início do século 13, quatro grandes frentes de trabalho, sob a direção de quatro mestres de obras são postas em marcha. Elas se estendem de 1163 a 1182, 1182 a 1190, 1190 a 1225, 1225 a 1250.

Os trabalhos continuam ao longo do século 13 e começo do século 14.

Nos séculos 17 e 18, a catedral passa por modificações, como a substitição dos vitrais, a instalação de uma nova sacristia e a mudança do portal central.

Durante a revolução, a torre é desmontada, 28 estátuas da galeria dos reis são destruídas e todas as grandes estátuas dos portais (exceto uma) são destruídas.

AFP
Rosácea da Catedral de Notre-Dame (foto: AFP)
Em 18 de avril de 1802, num novo contexto, a Notre-Dame é voltada para o culto católico romano. Em 1831, Victor Hugo publica "Notre-Dame de Paris" com enorme sucesso. Em 1844, o governo do rei Louis-Philippe I decreta a restauração da catedral de Paris e a cosntrução de uma sacristia.

No século 20, o projeto de substituição dos vitrais da nave é tema de um amplo debate. Em 1965, a decisão da substituição é tomada. Em diversas outras ocasiões, a catedral foi submetida a intervenções de renovação (como a do órgão, entre 1990 e 1992), de limpeza (da fachada ocidental) e de remodelação do espaço interno. 

Em 2013, por ocasião de seus 850 anos, a catedral adotou um novo projeto museográfico para a exposição do chamado "Tesouro" conformado por suas peças sacras.

Foi lançado também nesse ano (2013) o livro "Notre-Dame de Paris - La Grâce dúne Cathédrale", que repassa a história da catedral e de seu acervo, em mais de 500 páginas.


MAIS SOBRE E-MAIS