Cineasta francesa Agnès Varda morre aos 90 anos

A diretora e artista faleceu em casa na noite de quinta-feira, 28, em consequência de um câncer

por AFP 29/03/2019 08:35

 AFP / Anne-Christine POUJOULAT
(foto: AFP / Anne-Christine POUJOULAT )
A cineasta francesa Agnès Varda, destaque da Nouvelle Vague, faleceu na quinta-feira (28), aos 90 anos, anunciaram membros de sua família, nesta sexta.

 

"A diretora e artista Agnès Varda faleceu em casa na noite de quinta-feira, 28 de março de 2019, em consequência de um câncer. Estava cercada por sua família e amigos", afirmou o comunicado.

 

Varda, figura lendária do cinema, trabalhou até o fim de sua vida. No mês passado, apresentou um documentário autobiográfico no Festival de Berlim.

 

Cineasta e fotógrafa autodidata, ela explorou várias facetas da sétima arte. Dedicou-se ao cinema social, politicamente engajado, por meio de documentários e filmes dedicados a pessoas modestas ou marginais.

 

Nascida em 30 de maio de 1928, Varda frequentemente usou sua própria vida como um quadro para o seu trabalho, reconhecido com a Palma de Ouro honorária em Cannes, em 2015. Foi a primeira mulher a receber esta distinção.

 

"Seu trabalho e sua vida estão imbuídos do espírito de liberdade, a arte de ir além dos limites (...) Em suma, Varda parece ser capaz de realizar tudo o que ela quiser", declararam, na época, os responsáveis pelo Festival de Cannes.

 

Entre seus filmes, destacam-se "Cleo e 5 à 7" (1962), "Os Renegados" (1985), "Janela da Alma" (2001), "As Praias de Agnès" (2009) e "Varda by Agnès" (2019).

MAIS SOBRE E-MAIS