Samba mineiro ganha site dedicado aos bambas da velha e da 'nova guarda'

Lançado pelo jornalista Zu Moreira, portal integra o projeto 'O Almanaque do samba - a casa do samba de Minas Gerais, que inclui programa de rádio

por Estado de Minas 21/06/2018 17:39

Alexandre Rezende/Divulgação
Sambista mineira Dona Elisa (foto: Alexandre Rezende/Divulgação)
Terra de compositores como Ari Barroso, Clara Nunes, Ataulfo Alves e Geraldo Pereira, Minas fez história no samba - e ainda faz. Prova disso é sua linhagem contemporânea de sambistas, representada por jovens como Dudu Nicácio, Marina Gomes, Giselle Couto e Heleno Augusto. 

Valorizar tanto a velha, quanto a “nova guarda” do ritmo brasileiro é um dos principais propósitos do portal O Almanaque do samba – a casa do samba de Minas Gerais. Idealizado pelo jornalista Zu Moreira, o projeto se propõe como uma espécie de “barracão virtual”, em que os visitantes terão a oportunidade de assistir a vídeos, ler entrevistas e reportagens envolvendo músicos e seus trabalhos, além de acompanhar uma agenda semanal de shows, batuques e eventos do gênero. 

Segundo Moreira, o site também proporciona um passeio virtual pela cultura do samba por meio de reportagens especiais, que abordam da passista ao dono do bar, passando pelos fãs. 



Outra onda
O projeto de valorização do samba mineiro inclui também um programa de rádio homônimo, transmitido pela Inconfidência AM (880 AM). De  acordo Zu Moreira, a atração será lançada ainda este mês. O time de apresentadores conta com o próprio jornalista, além do cantor e compositor Alexandre Moreira. 

Moreira informa ainda que, a cada ano, tanto o portal, quanto o programa radiofônico vão homenagear uma figura ou acontecimento ligado ao samba de Minas Gerais. A série de tributos está sendo aberta pelo sambista Geraldo Pereira, mineiro de Juiz de Fora que completou centenário de nascimento em 23 de abril deste ano. 

MAIS SOBRE E-MAIS