Escritor, chef e apresentador Anthony Bourdain morre na França

Norte-americano era famoso por seus programas de culinária, em que rodava o mundo mostrando aspectos da gastronomia de cada lugar

por Estado de Minas 08/06/2018 09:09

Facebook / Reprodução
(foto: Facebook / Reprodução )
Famoso por apresentar ao mundo a culinária de vários lugares, Anthony Bourdain faleceu nesta sexta-feira (8/6). Ele foi encontrado morto por seu amigo Éric Ripert no quarto de hotel onde Bourdain estava hospedado, em Strasbourg, na França. De acordo com a imprensa internacional, as autoridades locais apontam que ele suicidou.


Nascido em Nova York, o escritor, chef e apresentador tinha 61 anos. Com livros publicados e uma notável trajetória gastronômica, ele ficou muito conhecido pelo programa Sem reserva, do canal TLC e também pelo Parts unknown, exibido pela CNN. Nas séries, ele viajava o mundo apresentado aspectos da culinária de cada local. Ele chegou a vir a Belo Horizonte, em 2016, quando jantou no Glouton e no Birosca S2, comeu espetinho no Alvarenga Meet & Beer e provou o caldo de mocotó do Nonô.

 

O chef Ivo Faria, que esteve com Bourdain em BH há dois anos destaca que "Bourdain foi muito importante por divulgar não só a gastronomia, como a cultura, especialmente dos países em desenvolvimento". "Ele mostrava não só a receita, mas o que a população desenvolvia e como trabalhava a comida, o bem estar, o tipo de vida", lembra Ivo Faria, que teve a oportunidade de acompanhar o norte-americano no Mercado Central.

 

Nas redes sociais, outras personalidades da gastronomia prestaram homenagens a Bourdain. Outro brasiliero, Henrique Fogaça, que é jurado do Master Chef, usou o Instagram para manifestar sua tristeza:

 

 

Em comunicado, a CNN lamentou a perda: "É com imensa tristeza que podemos confirmar a morte de nosso amigo e colega, Anthony Bourdain. Seu amor pelas grandes aventuras, novos amigos e comida e bebida requintadas e as incríveis viagens pelo mundo fizeram dele um contador de história único. Seus talentos sempre nos fizeram ficar admirados e vamos sentir muita falta dele. Nossos pensamentos e nossas preces estão com sua filha e famílias nesse momento incrivelmente difícil".

 

Até mesmo o presidente do EUA Donald Trump se pronunciou sobre a morte. Em uma coletiva na manhã desta sexta-feira, ele disse: "Eu quero estender à família dele minhas condolências. EU gostava do seu programa, era um grande personagem. Eu só quero estender minhas condolências e também à família de Kate Spade (estilista norte-americana que também suicidou nesta semana)".

 

Com outro presidente estadunidense,  Bourdain viveu um de seus momentos mais emblemáticos na TV, em 2016. Ao lado de Barrack Obama, ele desbravou alguns bares e restaurantes em Hanoi, capital do Vietnã.

Pete Souza / White House
(foto: Pete Souza / White House)

 

 

 

 

 

MAIS SOBRE E-MAIS