Escritora Edla van Steen morre aos 81 anos

Acadêmico Antônio Carlos Secchin definiu a catarinense radicada em São Paulo como 'uma grande ficcionista, batalhadora incansável em prol da literatura brasileira'

por Estadão Conteúdo 06/04/2018 13:25

Academia Mineira de Letras/Divulgação
Autora esteve em BH em 2015 (foto: Academia Mineira de Letras/Divulgação)
A escritora catarinense Edla van Steen, radicada em São Paulo há pelo menos 40 anos, morreu nesta sexta-feira (6), na capital paulista. Autora e organizadora de dezenas de livros, entre ficção, peças teatrais, publicações críticas e jornalismo, ela recebeu diversos prêmios ao longo da carreira, e foi durante muito tempo colaboradora do jornal O Estado de S. Paulo.

A informação foi divulgada via Facebook pela família e por colegas da escritora. "Com muito pesar comunico a morte de Edla Van Steen, uma grande ficcionista, uma batalhadora incansável em prol da literatura brasileira, que tanto divulgou através das centenas de títulos que editou na coleção 'Melhores (poemas/crônicas/contos)' da Global", escreveu Antônio Carlos Secchin, poeta e membro da Academia Brasileira de Letras.

 

Em 2015, a autora esteve em Belo Horizonte para lançar o livro Amor ao teatro, que reúne mais de 700 críticas teatrais escritas por seu marido, o mineiro Sábato Magaldi, que morreu em 2016, aos 89 anos.

MAIS SOBRE E-MAIS