Presidente do Oscar é investigado por assédio sexual, dizem sites

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood abriu a investigação após receber três denúncias contra John Bailey

por Estado de Minas 16/03/2018 18:14

ANGELA WEISS
John Bailey, de 75 anos, é membro da academia há 14 anos e foi eleito presidente da organização cinematográfica em agosto de 2017 (foto: ANGELA WEISS)
O presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, John Bailey, está sendo investigado por assédio sexual, segundo os sites da Variety e The Hollywood Reporter. 

 

Com fontes não identificadas, as publicações afirmaram que a Academia, que organiza anualmente o Oscar, recebeu três acusações de assédio nesta semana contra Bailey. Diante disso, a instituição abriu imediatamente a investigação. Sem se referir ao nome dele, a Academia divulgou uma nota afirmando que todas as acusações contra seus membros estão sendo apuradas. 

 

John Bailey, de 75 anos, é membro da academia há 14 anos e foi eleito presidente da organização cinematográfica em agosto de 2017. Se ele renunciar ou for afastado, será substituído temporariamente pelo vice-presidente, o maquiador Louis Burwell, até as próximas eleições, em julho. 

 

A notícia é divulgada em meio aos escândalos por assédio deflagrados com denúncias de aproximadamente uma centena de mulheres contra o produtor Harvey Weinstein. Quando os abusos de Weinstein se tornaram públicos, muitas outras mulheres decidiram denunciar práticas de abuso de poder e assédio sexual, comuns nos bastidores de Hollywood, o que impulsionou os movimentos #MeToo e Time's Up, que combatem o assédio e lutam para promover a igualdade de gênero e raça no ambiente profissional.

 

Harvey Weinstein, que já foi considerado o homem mais influente no Oscar, terminou sendo expulso pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e sua produtora, The Weinstein Company, que dividia com o irmão, Bob, está insolvente. 

MAIS SOBRE E-MAIS