Mort Walker, criador do Recruta Zero, morre aos 94 anos

Quadrinista morreu de complicações causadas por uma pneumonia. Tirinha criada em 1950 foi publicada em 50 países

por Estado de Minas 28/01/2018 18:13

AP Photo/The Connecticut Post, David O. Gunn
Walker desenhou décadas de material baseando-se em seu próprio serviço militar durante a Segunda Guerra Mundial (foto: AP Photo/The Connecticut Post, David O. Gunn)
Morreu, aos 94 anos, o quadrinista americano Mort Walker, criador do personagem Recruta Zero. A informação foi confirmada pela Sociedade Nacional de Desenhistas dos Estados Unidos em seu site. Walker faleceu no sábado em sua casa em Stamford, Connecticut, por complicações de uma pneumonia.


Ele criou a tira Recruta Zero em 1950. Originalmente, Zero era um estudante universitário, mas com a eclosão da Guerra da Coreia, ele se alistou no exército e nunca mais saiu, sem realizar qualquer trabalho.


Walker desenhou décadas de material baseando-se em seu próprio serviço militar durante a Segunda Guerra Mundial: "Quatro anos de pesquisa grátis", descreveu.


A tira foi publicada originalmente em 12 jornais e se tornou muito popular por debochar da burocracia e de figuras de autoridade pomposas. A obra de Walker chegou a aparecer em 1,8 mil jornais de 50 países, transformando-o em um dos caricaturistas mais lidos da história.

Em 1963, as aventuras do Recruta Zero foram adaptadas para um desenho animado com cerca de 50 episódios nos Estados Unidos. A animação só chegou ao Brasil na década de 1980.  (Com AFP)

MAIS SOBRE E-MAIS