Aos 89 anos, morre John Barton, cofundador da Royal Shakespeare Company

Barton dirigiu muitas peças clássicas e ensinou gerações de atores como abordar os trabalhos de Shakespeare

por Estadão Conteúdo 19/01/2018 13:18

Reprodução
Diretor trabalhou com grandes nomes da atuação britânica, como Judi Dench e Donald Sinden. (foto: Reprodução)

John Barton, cofundador da Royal Shakespeare Company, morreu aos 89 anos. A companhia informou a morte em seu site, na noite desta quinta-feira (18). Barton cofundou a empresa em 1960 e passou o resto de sua carreira com o grupo. Ele era "simplesmente uma das maiores influências na atuação de Shakespeare do século passado ", disse o diretor artístico do RSC, Gregory Doran.


Barton dirigiu muitas peças clássicas e ensinou gerações de atores como abordar os trabalhos de Shakespeare. Doran disse que Barton teve uma rara "capacidade de descobrir as pistas que Shakespeare escreveu no texto para permitir que os atores entregassem com frescura, vivacidade e clareza."

 

 

Ele colaborou com o cofundador Peter Hall sobre o influente The Wars of The Roses, em 1963 e dirigiu Twelfth Night, Much Ado About Nothing, Love's Labor Lost e outros, trabalhando com Judi Dench, Donald Sinden, Patrick Stewart e outros grandes atores britânicos.

Barton continuou trabalhando com a empresa até alguns anos atrás. Ele tinha mudado de sua residência no centro de Londres para uma casa de cuidados no oeste da cidade.

MAIS SOBRE E-MAIS