Glauber Rocha é destaque na programação 2018 do Palácio das Artes

Fundação Clóvis Salgado anuncia atrações para este ano. Montagem inédita de ópera de Richard Wagner será apresentada em outubro

por Pedro Antunes/Estadão Conteúdo Mariana Peixoto 10/01/2018 09:01
TV BRASIL/DIVULGAÇÃO
Glauber Rocha terá mostra integral no Cine Humberto Mauro (foto: TV BRASIL/DIVULGAÇÃO)
Uma retrospectiva integral de Glauber Rocha e a montagem da ópera O holandês voador, de Richard Wagner, são os destaques da programação 2018 da Fundação Clóvis Salgado.
As atrações foram anunciadas na manhã de ontem (9) pelo presidente da instituição, Augusto Nunes-Filho.

Toda a programação da casa – artes visuais, cinema, música e artes cênicas – terá como norte o conceito de Manifesto. A ideia surgiu a partir de uma série de efemérides que serão celebradas neste ano – os 90 anos do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, o centenário do Manifesto Dadaísta e os 60 do Concretista.

A FCS, no entanto, não criou um manifesto próprio. De acordo com Nunes-Filho, ele poderá ser escrito “ao longo do ano”. “Na verdade, o tema é uma resposta aos acontecimentos do segundo semestre, na exposição de Pedro Moraleida, por exemplo”, disse ele, referindo-se aos protestos (e tentativa de censura) que a mostra Faça você mesmo sua Capela Sistina recebeu de grupos conservadores.

A programação apresentada à imprensa vai até dezembro. Mas só os meses foram anunciados; as datas, não. E também não foi um anúncio completo. O Inverno da Artes, que ocorre no meio do ano, não tem nenhuma atração confirmada. Outro projeto bem-sucedido da FCS, a Sinfônica Pop, só tem acertado o nome do primeiro semestre (o grupo mineiro Cobra Coral, em maio).

Por ora, estão confirmadas duas grandes mostras no Cine Humberto Mauro, que celebra 40 anos em 2018. Em março, vai haver uma mostra dedicada à obra de Buster Keaton. Já a retrospectiva de Glauber será entre maio e julho. As duas mostras terão, além de exibições, debates e palestras com especialistas nas respectivas filmografias.

A temporada de concertos da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais terá início em 27 de fevereiro, com a execução da cantata Alexander Nevsky, de Sergei Prokofiev.

A popular La Traviata, de Verdi, será apresentada em abril. A montagem com os corpos estáveis da FCS ficará a cargo de Silvio Viegas (regência e direção musical) e Jorge Takla (direção cênica). O elenco terá solistas celebrados, como o barítono Paulo Szot e a soprano Jaquelina Livieri. Já O holandês voador será a primeira montagem de uma ópera de Wagner em Belo Horizonte. Está prevista para outubro.

Com as exposições abertas no fim de 2017 (como a de Ana Horta, na Galeria Genesco Murta, e a de Alex Flemming na Grande Galeria) ainda em cartaz, a área de artes visuais vai dar início ao calendário de 2018 a partir de março, com exposições de edital de ocupação.

Em seu último ano à frente da FCS, Nunes-Filho anunciou que pretende, até dezembro, inaugurar o Cefart-Andradas. Num prédio de 3,8 mil metros quadrados, nos fundos da Serraria Souza Pinto, funcionarão as novas instalações do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart).

Nunes-Filho também disse que, quando o prédio estiver funcionando (o projeto arquitetônico está sendo analisado), o Centro Técnico de Produção (CTP), local da produção e guarda de cenários e figurinos das montagens da instituição, será transferido de Sabará para a Andradas. O presidente da FCS não soube informar o valor da obra.

MAIS SOBRE E-MAIS