Morre diretor da Globo responsável por sucessos como 'Roque santeiro' e 'Fera radical'

Gonzaga Blota, de 89 anos, sofreu um ataque cardíaco e não resistiu

por Estado de Minas 22/11/2017 08:47

Gonzaga Blota, de 89 anos, ex-diretor de novelas, morreu no último domingo em decorrência de um ataque cardíaco, aos 89 anos. Com uma longa carreira na TV, dirigiu e co-dirigiu novelas de sucesso como "Saramandaia", "O Astro", Dancin'days, "Roque Santeiro", além de fazer participações especiais como ator em vários programas.

Reprodução Tv Globo/Divulgação
O diretor morreu aos 89 anos no fim de semana (foto: Reprodução Tv Globo/Divulgação)

Luiz Gonzaga Blota nasceu em Ribeirão Bonito, São Paulo, e começou a carreira na TV Excelsior, onde dirigiu o seriado “Canal 9 contra o senhor Espectro”. Na Globo, estreou no comando de “Shazan, Xerife & Cia”, e de lá foi para a TV Tupi. Na volta à emissora carioca, Blota dirigiu mais de 30 atrações. Foi casado com a atriz mineira Cleyde Blota com quem trabalhou na novela Fera radical (1988), atualmente em exibição no Viva.  A atriz, aliás, completou 77 anos no último sábado.

 

Entre seus maiores sucessos estão "Saramandaia" (1976), "O Astro" (1977), "Dancin' Days"(1978), "Pai herói" (1979), "Roque Santeiro" (1985) e "Fera radical" (1988). Ele também atuou em oito tramas, como "O Astro" (1977), e fez uma participação especial em "Dancin' Days".A última novela de Blota foi "O fim do mundo" (1996) que vai ser reprisada pelo Viva em dezembro.  Gonzaga Blota era irmão do locutor, apresentador e político Blota Júnior, morto em 1999.

Arquivo TV Globo/Divulgação
Malu Mader e o diretor nos bastidores de Fera radical (1988) (foto: Arquivo TV Globo/Divulgação)

O ator Blota Filho, sobrinho do ex-diretor, lamentou a morte do tio no Facebook. "Morreu, no Rio de Janeiro, meu tio Gonzaga Blota. Um dos grandes diretores de novelas da Rede Globo.Saudades das risadas e bom humor. Que a sua passagem seja cheia de luz e carinhos".




stest

MAIS SOBRE E-MAIS