Morre o músico Tom Petty, aos 66 anos

O roqueiro sofreu um ataque cardíaco nessa segunda-feira e chegou a ser levado para um hospital de Los Angeles, mas morreu à noite

por AFP 03/10/2017 07:16

 AFP / Robyn BECK
(foto: AFP / Robyn BECK )

O roqueiro Tom Petty morreu nesta segunda-feira, aos 66 anos, após sofrer um ataque cardíaco, anunciou a família do músico, horas após sua internação em um hospital de Los Angeles. "Em nome da família, estamos desolados ao anunciar a prematura morte do nosso pai, marido, irmão, líder e amigo Tom Petty", diz o comunicado.

Petty – que com sua banda The Heartbreakers compôs vários hits – sofreu uma parada cardíaca nas primeiras horas da segunda-feira em sua residência de Malibu, Califórnia, segundo a família.


Ele foi levado a um hospital de Los Angeles, mas não conseguiu se recuperar e às 20h40 local "morreu pacificamente (...) cercado por sua família, seus companheiros de banda e amigos", informou o comunicado.


O site TZM e o canal CBS haviam informado durante a segunda-feira a morte do músico, o que provocou um furiosos desmentido da filha de Petty.


O TMZ, especializado em celebridades, foi o primeiro a noticiar que Petty havia sido encontrado inconsciente e sem pulso em sua casa em Malibu, no domingo.


Não tinha atividade cerebral quando chegou ao hospital "e tomaram a decisão de desconectar os aparelhos que o mantinham artificialmente com vida", revelou o TMZ. Depois, a emissora de televisão CBS, citando fontes policiais anônimas, também anunciou a morte do roqueiro. Mas o Departamento de Polícia de Los Angeles negou ser a fonte da informação.

Citando o TMZ, a revista Rolling Stone publicou o obituário de Petty, com uma declaração da lenda do rock Bob Dylan, que tocou com ele no Traveling Wilburys.


Mas uma das filhas do roqueiro, a artista Annakim Violette Petty, afirmou que ele permanecia vivo no hospital, apesar de seu estado grave, e criticou a revista.


Pouco depois, no entanto, Annakim, deu a entender que o pai enfrentava problemas graves de saúde. "Este foi o dia mais longo de minha vida", afirmou.

AFP / FREDERIC J. BROWN
(foto: AFP / FREDERIC J. BROWN )


A confusão provocou reações de espanto nas redes sociais. Muitos fãs e celebridades já haviam publicado recordações do músico antes da confirmação da morte por parte da família. "Amei Tom Petty e cantei suas canções porque queria saber o que se sentia ao voar", tuitou o cantor John Mayer, citando a música "Wildflowers".


Petty, que ficou conhecido por sucessos como "American Girl", "Don't Come Around Here No More" e "I Won't Back Down", havia concluído na semana passada uma turnê para marcar os 40 anos de sua banda, The Heartbreakers.

MAIS SOBRE E-MAIS