Artistas lançam manifesto em homenagem ao escritor negro James Baldwin

Compartilhado no perfil da cantora, Janelle Monáe o vídeo traz o depoimento de artistas e celebridades negras que questionam estereótipos

por Márcia Maria Cruz 15/03/2017 11:36


A cantora e atriz Janelle Monáe divulgou vídeo com ativistas e artistas que desconstróem estrereótipos sobre os negros. Em sua conta no Instagram, ela destacou que "não estavam juntos porque eram celebridades, mas por serem humanos, artistas, ativistas, filhos, filhas, todos unidos para dar visibilidade ao herói da literatura, escritor icônico, ensaísta e ativista #JamesBaldwin".

O trabalho de James ganha visibilidade no documentário "I am not your negro", do diretor e escritor Raoul Peck. Janelle destaca que, com o trabalho de James, os ecos do passado ajudam a contextualizar o presente. Janelle está nas telonas com a personagem Mary Jackson no filme Estrelas Além do Tempo (Hidden figures). Na trama, embora se destaque atuando como engenheira na agência espacial Nasa, ela só consegue ingressar no curso superior depois de recorrer à Justiça americana. 

 

O primeiro depoimento no vídeo, em preto e branco e com o tom dramático, é do ator e diretor Samuel L.Jackson: "eu não sou seu negro". Outros artistas questionam denominações atribuídas aos negros em decorrência do preconceito. Janelle diz: "eu não sou seu receptáculo" em relação à hipersexualização da mulher negra.

O rapper Common sentencia:"eu não sou criminoso". Destacadas pelo talento e também beleza no showbusiness internacional, a modelo Isis Valentino e a atriz Lupita rebatem ofensas destinadas às mulheres negras. "Eu não sou sua prostituta", diz Ísis. "Eu não sou sua nobre selvagem", afirma Lupita.

O filme estreou em 16 de fevereiro, mas teve curta temporada em exibição. O documentário não pode ser visto nos cinemas na capita mineiral. Dirigido por Raoul, que é haitiano, o documentário foi feito a partir de um livro inédito e não concluído do escritor norte-americano James Baldwin (1924-1987).

Confira o vídeo:

 

MAIS SOBRE E-MAIS