Na Europa, tendência de Natal é presentear com experiências

Pesquisa revela que europeus não querem mais presentes materiais

por Ansa 19/12/2016 09:02

Pinterest/Reprodução
(foto: Pinterest/Reprodução)

Esqueça os tradicionais presentes de Natal: livros, sapatos e bolsas. Nada disso é o que desejam os europeus, revelou uma pesquisa feita recentemente pelo site lastminute.com. A nova moda é presentear seus entes queridos com vivências.

Os vales-presentes de jantares, passeios turísticos ou outras experiências diferentes existem já há um bom tempo, mas especialmente nesse ano aconteceu um "boom" de presentes não-materiais. Mais de um em cada dois italianos disseram que preferem ganhar uma experiência porque é mais "memorável" e simbólica, enquanto apenas 33% dos italianos preferem desembrulhar um presente material.

E outros 23% declararam que não sentem necessidade de nenhum tipo de presente. No entanto, a tendência é também europeia: a Espanha se mostrou a mais adepta aos novos presentes, cerca de 60% da população espanhola prefere ganhar alguma vivência nova do que um objeto. Já os franceses levaram o título de "mais materialistas" porque 38% da população prefere os tradicionais presentes natalinos.

Os resultados evidenciaram que os homens e as mulheres escolheram experiências bem diferentes. Os homens italianos, sobretudo, escolheram passeios com mais adrenalina, o mais desejado foi guiar uma Ferrari (27%), seguido de andar de helicóptero (22%). E, além de ousados, se mostraram os mais vaidosos da Europa: o terceiro presente mais desejado foi um dia no Spa (20%). A pesquisa foi feita com seis mil pessoas em toda a Europa.

 

As experiências mais desejadas foram:
1. Um dia no SPA (31%)
2. Ingresso para parque de diversão (25%)
3. Visita a museus e galerias de arte (23 %)
4. Dirigir uma Ferrari (19%)
5. Andar de helicóptero (18 %)
6. Curso de culinária (18%)
7. Andar de balão (16%)
8. Pilotar um avião (14%)

9. Um jantar às cegas (12%)
10. Paraquedismo (12%). (ANSA)

MAIS SOBRE E-MAIS