Novo Animal Fantástico: aranha é batizada em homenagem a personagem de 'Harry Potter'

Para os cientistas, o artrópode se parece 'estranhamente' com o Chapéu Seletor da saga do pequeno bruxo

por AFP 15/12/2016 11:58
Sumukha J.N/AFP
Cientistas batizam nova espécie de aranha de Eriovixia Gryffindori. (foto: Sumukha J.N/AFP)
Cientistas indianos descobriram uma nova espécie de aranha que se parece 'estranhamente' com o Chapéu Seletor da série Harry Potter e deram a ela o nome de seu dono, Godric Gryffindor, informaram nesta quinta-feira, 15.

Os cientistas, fãs ardorosos do pequeno bruxo, se depararam com a aranha de sete milímetros em outubro do ano passado na exuberante cordilheira dos Gates Ocidentais, no sudoeste da Índia.

''Meus colegas e eu somos geeks e todos nós pensamos 'Ei, essa aranha curiosa se parece exatamente com o Chapéu Seletor'. Era estranhamente similar'', declarou o cientista Javed Ahmed.

''Então fizemos um pacto de que, se fosse uma nova espécie, iríamos nomeá-la em homenagem ao Chapéu Seletor'', acrescentou, referindo-se ao chapéu mágico que distribui os alunos nas diferentes casas da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts na famosa saga.

Em junho, Ahmed, que vive em Mumbai, e seus colegas cientistas estavam 100% certos de que ela era uma espécie nova, então foram em frente e nomearam esta aranha pontiaguda e de hábitos noturnos de Eriovixia Gryffindori.

Uma análise feita por especialistas confirmou que a aranha, que imita a forma de folhas para evitar predadores, era, de fato, uma espécie recém encontrada. 

A descoberta foi publicada no Indian Journal of Arachnology de dezembro e provocou uma onda de empolgação nas mídias sociais, levando inclusive a autora de Harry Potter, J. K. Rowling, a expressar sua alegria pelo Twitter.

''Estou realmente honrada! Parabéns por descobrir outro #AnimalFantástico!'', tuitou Rowling para Ahmed.

''Quantos geeks têm a oportunidade de descrever uma espécie, e muito menos nomeá-la, em homenagem a um ícone da cultura pop e, em seguida, ver a criadora deste ícone tuitando para você e dizendo que estava feliz e honrada? Fiquei tão empolgado!'', disse Javed. 

A descoberta foi feita após o lançamento recente do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, um spin-off de Harry Potter baseado em um livro que Rowling escreveu em 2001.

A aranha de Gryffindor não é a primeira espécie a ser nomeada em homenagem a um ícone popular, de ficção ou real. Em 2009, uma aranha amarela descoberta na Malásia foi nomeada em homenagem ao astro do rock David Bowie.

Três anos mais tarde, cientistas australianos nomearam uma mosca de ''Beyonce'', e no mesmo ano cientistas nomearam uma tarântula que encontraram em Folsom, na Califórnia, em homenagem a Johnny Cash, a lenda da música americana que cantou Folsom Prison Blues.

MAIS SOBRE E-MAIS