Na contramão da crise, Bookstart quadruplica número de livros publicados

Primeira plataforma de crowdfunding do Brasil criada exclusivamente para a viabilização de projetos editoriais registrou crescimento considerável

por Agência Estado 17/02/2016 15:38
Bookstart/Reprodução
Entre novembro de 2015 e janeiro de 2016, a empresa lançou 20 novas obras (foto: Bookstart/Reprodução)

A crise que se abateu sobre diversos setores da economia brasileira nos últimos dois anos parece enfrentar resistência de alguns modelos disruptivos de negócios. E o financiamento coletivo literário (crowdpublishing) sinaliza ser um deles.

Em oposição à redução praticada por algumas empresas do mercado editorial tradicional, a Bookstart, a primeira plataforma de crowdfunding do Brasil criada exclusivamente para a viabilização de projetos editoriais, registrou um crescimento considerável no número de livros publicados.

Entre novembro de 2015 e janeiro de 2016, a empresa lançou 20 novas obras, volume que a equipara a uma editora de médio porte. O número de lançamentos é 300% - ou quatro vezes maior que o contabilizado no mesmo período dos anos anteriores.

A Bookstart também obteve um expressivo aumento nas vendas no referido trimestre, ao contrário do observado no setor, cuja alta em 2015 foi de apenas 2,5% em relação a 2014. Mas o faturamento real considerando a inflação caiu 7%, segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e a consultoria Nielsen.

De acordo com executivos da plataforma de crowdpublishing, o total de exemplares comercializados pela Bookstart de novembro último a janeiro de 2016 teve um incremento de 286% em relação ao obtido entre novembro de 2014 e janeiro de 2015. No ano passado, a empresa vendeu 12 mil livros. "Nossos resultados comprovam que o financiamento coletivo literário deixou de ser uma aposta do mercado para se consolidar como uma alternativa altamente eficaz para toda a cadeia produtiva do livro, do autor ao leitor, passando pelas editoras e gráficas", opina Bernardo Obadia, sócio-fundador da Bookstart.

A BOOKSTART
Fundada em junho de 2014, a Bookstart também atua como um hub editorial, quando necessário. Além de gerir as campanhas de arrecadação de fundos para viabilização dos projetos, uma equipe especializada cuida de todas as etapas de produção do livro: do coaching literário e aprovação dos originais até a publicação das obras e distribuição das recompensas aos apoiadores.

A empresa também produz e distribui livros digitais para alguns dos principais players de e-books do mundo - Amazon, Apple, Google e Kobo, entre outros.

Para saber mais sobre a Bookstart, acesse www bookstart.com.br

MAIS SOBRE E-MAIS