Sagas Crepúsculo e Harry Potter demonstram fôlego com novas histórias

Best-seller Crepúsculo, de Stephenie Meyer ganha adaptação com inversão de papeis

por Adriana Izel 27/10/2015 11:01

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Warner/Reprodução
Universo de Harry Potter terá continuação no teatro (foto: Warner/Reprodução)
O último filme da saga Crepúsculo foi exibido nos cinemas em 2012, enquanto o livro que encerrou a história do casal Bella Swan e Edward Cullen, vividos no cinema pelos atores Kristen Stewart e Robert Pattinson, chegou às livrarias em 2008. Mesmo assim, esse não foi o fim da franquia. No ano em que Crepúsculo comemora dez anos do lançamento do primeiro livro, o best-seller ganhou uma nova versão. A partir de 1º de novembro chega às livrarias brasileiras a edição dupla que traz a história original Crepúsculo e a novíssima Vida e morte, também escrita pela norte-americana Stephenie Meyer.

Antes mesmo de ser lançado, Vida e morte chamou a atenção por inverter os gêneros dos famosos protagonistas. Na nova versão, Bella Swan dá lugar ao tímido humano Beau, e Edward Cullen será a vampira Edythe. A inversão do sexo dos protagonistas foi uma forma que a autora encontrou de responder às críticas em relação à personagem Bella, que sempre foi vista como uma “dama em perigo” - considerado um retrocesso à visão da mulher nos dias de hoje, como analisa a professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura da UnB Raquel Parrine: “A Bella, de Crepúsculo, era uma personagem passiva que queria um romance água com açúcar”.

Quando Vida e morte foi anunciada, Stephenie Meyer fez questão de justificar a polêmica. “Minhas respostas sempre foram que Bella é uma humana em perigo. A personagem também foi criticada por ser obcecada por seu interesse amoroso, como se isso fosse algo de garotas. Eu sempre disse que não faria diferença se o humano fosse homem e a vampira mulher. Ainda é a mesma história”, afirma. Ainda não se sabe se a autora fará a adaptação com os novos personagens dos outros livros da saga que ainda tem Lua nova, Eclipse e Amanhecer. “Fico maravilhada que já se tenham passado dez anos da primeira edição de Crepúsculo. Para mim, esse aniversário é uma comemoração dos fãs, que sempre foram inacreditavelmente dedicados e apaixonados”, comenta em comunicado oficial da editora Intrínseca.

Mesmo antes de Vida e morte, a escritora estadunidense tentou manter a saga viva com o lançamento de A breve segunda vida de Bree Tanner: Uma história de Eclipse (2010), que conta a história da vampira Bree Tanner, uma recém-criada que aparece no livro Eclipse; e também com a obra Crepúsculo: Guia oficial ilustrado (2011), com perfil dos personagens, árvores genealógicas, mapas e ilustrações.

HARRY POTTER Não é apenas Crepúsculo que se mantém vivo mesmo após o fim da saga, o clássico Harry Potter até hoje tem desdobramentos, mesmo a sequência de filmes sendo encerrada em 2011 e dos livros, em 2007. Essa, na verdade, é uma intenção de J.K. Rowling. A escritora tem feito de tudo para manter o personagem em alta, como lançar Animais fantásticos e onde habitam (2001), com adaptação cinematográfica que estreia o primeiro filme em 18 de novembro de 2016, e Quadribol através dos séculos (2001).

Além das histórias que ela divulga em seu site Pottermore, que são contos complementares ao livro que acabam explicando mais sobre os personagens que rodeiam Harry Potter, o bruxinho que sobreviveu ao ataque de Voldermort ainda criança. Em comemoração aos 18 anos do lançamento de Harry Potter e a pedra filosofal, a escritora anunciou a peça de teatro Harry Potter e a criança amaldiçoada, que será encenada na Inglaterra emduas partes. A primeira tem estreia prevista para 2016, em Londres. A história deverá mostrar a infância de Potter como criança deslocada. “Acho que manter a história viva é uma maneira de os fãs permanecerem conectados com o mundo que criou e cativou muitas pessoas”, acredita a jovem Mariana Passanezi, 18 anos, do pelo fã-clube brasileiro de Harry Potter.

MAIS SOBRE E-MAIS