Arquivo Público Mineiro promove mostra de filmes e oficina de preservação

Ações fazem parte das comemorações do Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

26/10/2015 18:59

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
APM/Reprodução
Trecho do vídeo '80 anos de Belo Horizonte', uma das produções esperadas para evento desta terça no Arquivo Público Mineiro (foto: APM/Reprodução)
Nesta terça-feira comemora-se o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. Em Belo Horizonte as celebrações ficam sob responsabilidade do Arquivo Público Mineiro (APM), que promove exibição pública de produções históricas do acervo da instituição, como o curta 80 anos de Belo Horizonte.

Com o evento, a proposta do APM, que comemora 120 anos em 2015, é promover um debate sobre os meios de preservar e garantir o acesso a filmes como forma de garantir a documentação histórica para as gerações futuras.

Este é, inclusive, o objetivo pelo qual a UNESCO criou, em 2005, o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, em um contexto em que antigas tecnologias de suporte se tornam obsoletas, tornando necessária uma atenção à restauração de arquivos como forma de guardar a memória em forma de imagens em movimento.

A mostra de filmes do acervo do Arquivo público mineiro começa às 19h. Na programação, títulos como a Recepção do Grão Duque de Luxemburgo; Dona Olímpia de Ouro Preto; Nada além; Um sorriso por favor; Polícia: o crime dos irmãos Piriá e Polis vão ser exibidos para o público mineiro.

Mais cedo, os interessados podem participar de uma oficina de preservação de acervos audiovisuais, com coordenação de Alexandre Pimenta. O evento começa às 14h e tem duração de 4 horas. O evento é gratuito, com necessidade de inscrição pelo telefone  (31) 3269-1167 ou no email apm@cultura.mg.gov.br. A oficina também dá direito a certificado.

Os eventos acontecem na Sala Multimeios do Arquivo Público Mineiro, Avenida João Pinheiro, número 372, Funcionários.

MAIS SOBRE E-MAIS