Bielorrussa Svetlana Alexievich vence o Prêmio Nobel de Literatura

Júri destacou a importância da obra da escritora para o mundo contemporâneo

por AFP - Agence France-Presse 08/10/2015 10:28

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Daniel Roland/AFP Photo
(foto: Daniel Roland/AFP Photo)
Estocolmo, Suécia - A bielorrussa Svetlana Alexievich é a vencedora do prêmio Nobel de Literatura em 2015 por sua "obra polifônica, memorial do sofrimento e da coragem em nossa época", anunciou a Academia Sueca. Ela é a 14ª mulher premiada com o Nobel de Literatura desde sua criação, em 1901.

A jornalista e escritora, de 67 anos, foi premiada por sua "obra polifônica, memorial do sofrimento e da coragem em nossa época", destacou o júri.

"Acabo de informá-la", afirmou Sara Danius, secretária da Academia Sueca, ao canal público SVT. "Ela disse apenas uma palavra: Fantástico!", completou. "É uma grande escritora, que encontrou novos caminhos literários", disse Danius.

Svetlana Alexievich, que era apontada como favorita há alguns anos, é autora de livros impressionantes sobre a catástrofe de Chernobyl ou a guerra do Afeganistão, proibidos em seu país, que não a perdoa pelo retrato que fez do "homo sovieticus", um ser incapaz de ser livre.

Sua obra, composta com o auxílio de múltiplos testemunhos, foi traduzida para vários idiomas. Mas nenhum livro da vencedora do Nobel foi publicado no Brasil até hoje. Alguns de seus livros foram adaptados para o teatro na França e Alemanha, onde recebeu o prestigioso prêmio da Paz na Feira Literária Frankfurt em 2013.


Alexievich sucede o francês Patrick Modiano, vencedor do Nobel de Literatura em 2014, e receberá uma recompensa de oito milhões de coroas suecas (860.000 euros, 973.000 dólares).

Prêmio Nobel de Literatura diz que não nasceu 'dissidente'

 

"Eu não nasci dissidente", diz a nova Prêmio Nobel de Literatura, a bielorrussa Svetlana Alexijevich, em uma entrevista publicada em um livro que reúne a maior parte do seu trabalho e publicado na quarta-feira na França.

"Como todas as estudantes soviéticas, eu lia a literatura autorizada, que incluía um monte de histórias de guerra em um tom muito mais vitorioso e heroico", conta a escritora questionada pelo filósofo Michel Eltchaninoff.

Esta entrevista acompanha três das maiores obras de Svetlana Alexijevich publicadas em um volume único da coleção thesaurus da editora Actes Sud.

Trata-se de três "romances de voz" que combinam os mais terríveis testemunhos e os aspectos mais íntimos das duas tragédias do século soviético: a Segunda Guerra Mundial, contada a partir da perspectiva das mulheres que vivenciaram a experiência ("La guerre n'a pas un visage de femme") e daqueles que eram apenas crianças na época ("Derniers témoins") e o desastre nuclear de Chernobyl ("La supplication").

Ao se concentrar no cotidiano, nos detalhes prosaicos que fazem uma vida, a romancista compõe polifonias singulares distantes da doxa patriótica, heroica e sacrificial dos livros lidos durante a sua infância.

Como em cada um de seus livros, ele restitui as emoções humanas em toda a sua complexidade e mostra, por trás do espelho, o grande afresco trágico do século soviético.

"Eu não estou tentando produzir um documento, mas esculpir a imagem de uma época", explica a escritora em sua entrevista. "É por isso que eu levo entre sete e dez anos para escrever cada livro", diz ela.

"Eu não sou jornalista. Não permaneço no nível da informação, mas exploro a vida das pessoas, sua compreensão da vida", acrescenta. "Também não faço o trabalho de um historiador, porque tudo começa para mim no ponto de término da tarefa do historiador: o que se passava pela cabeça das pessoas após a batalha de Stalingrado ou após a explosão de Chernobyl? Eu não escrevo a história dos fatos, mas a história das almas", insiste.

 

MAIS SOBRE E-MAIS