Ouro Preto recebe projeção do ensaio 'Pele preta', da fotógrafa Maureen Bisilliat

Nesta quinta-feira à noite, a artista conversa sobre sua obra em mesa realizada no Largo do Rosário

por Walter Sebastião 06/08/2015 13:25

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Maureen Bisilliat
Foto 'Menino anjo'. São José do Rio Pardo, 1963 (foto: Maureen Bisilliat )
A projeção do ensaio 'Pele preta', de Maureen Bisilliat, um dos nomes mais importantes da fotografia brasileira, será exibida nesta quinta-feira, às 19h, no interior da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em Ouro Preto. O evento marca a edição de 2015 do festival Fotógrafos em Ouro Preto, que vai até domingo. O eixo das atividades se divide entre os 300 anos da Irmandade do Rosário e o tema 'Cidade murada'.

Juan Esteves/divulgação
Maureen Bisilliat (foto: Juan Esteves/divulgação )
Nesta quinta-feira à noite, Maureen Bissiliat conversa sobre sua obra em mesa realizada no Largo do Rosário com a participação de Assis Antônio de Oliveira – hoje um idoso –, que foi fotografado por ela vestido de anjo quando era menino. Até domingo, ensaios de Miguel Rio Branco e do pernambucano Cafi, além de trabalhos de fotógrafos convidados e selecionados, serão projetados a partir das 18h, no muro externo da Igreja do Rosário.

Da agenda constam também projeções em outros locais da cidade, exposições, rodas de conversa, leitura de portfólios e discussão sobre o futuro dos acervos digitais. A programação completa pode ser conferida no site www.fotografosemouropreto.com.br.

“Não queremos apenas formar fotógrafos, mas mostrar que a máquina fotográfica pode ser um instrumento de mudança, de percepção e transformação do espaço, do território e da situação urbana e ambiental”, explica Lucas de Godoy, criador do festival em parceria com Rodolfo Meirel. Ele conta que a mostra surgiu de incômodo com a falta de rumos para a antiga Vila Rica, o que estava levando à desfiguração da cidade histórica mineira. “Ouro Preto estava se tornando um não lugar, um local só de turismo, como se fosse uma Disneylândia”, critica.

Entre os participantes do festival estão o fotógrafo Pedro David, os coletivos Nitro Imagens, Olho de Vidro e Galeria Portfólio. O critério de seleção dos participantes, explica Lucas de Godoy, é o fato de todos desenvolverem trabalhos com dimensão social.

FOTÓGRAFOS EM OURO PRETO

. Nesta quinta, às 11h, Pedro David abre a mostra 'Fase catarse', composta por três séries produzidas entre 2008 e 2010, sobre sua relação com o ambiente urbano e a questão imobiliária das grandes cidades. Galeria Sesi Ouro Preto, Praça Tiradentes.

. A partir desta quinta-feira, na Galeria GLTA (Rua Paraná, 136), a Galeria Epson apresenta a exposição 'Anuários AI-AP' (American Illustration – American Photography), com trabalhos vencedores do concurso Latin American Fotografia. Programação completa: www.fotografosemouropreto.com.br

MAIS SOBRE E-MAIS