Roberto Saviano grava vídeo sobre sua ausência na Flip

Escritor é jurado de morte pela máfia italiana por revelações que publicou em seu livro 'Gomorra'

por Ellen Cristie 05/07/2015 16:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Andreas Solaro/AFP
Mesmo ausente, Saviano causou alvoroço durante a Flip (foto: Andreas Solaro/AFP )

No último dia da 13ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o jornalista Roberto Saviano brindou o público com um vídeo em que lamentou sua ausência no evento. Citando Tim Lopes, ele fez uma homenagem ao jornalista, morto no Rio de Janeiro, e afirmou que organizações criminosas somente florescem com conivência da burguesia.


O escritor italiano cancelou sua participação alguns dias antes do início da feira, alegando questões de segurança. Saviano é jurado de morte pela máfia italiana por revelações feitas em seu livro 'Gomorra'. Ele vive sob escolta 24 horas por dia e é obrigado a trocar de endereço periodicamente. No vídeo, exibido antes da mesa 'Jornalismo de guerrilha', ele fala sobre o papel das máfias. "O papel das máfias está na ligação entre política, economia e o mundo do narcotráfico. Não pode existir a criação de um poder econômico criminoso sem uma conivência e aliança com a burguesia saudável do país." 

 

Saviano fez uma homenagem a jornalistas mortos por investigarem ações do narcotráfico. "O livro (referindo-se a Zero, zero, zero) é também uma homenagem a pessoas como Tim Lopes, Christian Poveda e todos aqueles que tiveram a vida destruída por terem escrito contra as organizações ou sobre as organizações."

 

Ele termina o vídeo com a seguinte frase: "Espero que essa minha dificuldade não prejudique a possibilidade de ir ao festival de vocês, talvez no ano que vem, talvez daqui a dois anos", despediu-se. 

MAIS SOBRE E-MAIS