Festival infantil marca inauguração de novo espaço para o teatro em Belo Horizonte

Palco fica no espaço gastronômico Vila Rica e receberá espetáculos aos domingos de julho

por Daniel Seabra 03/07/2015 14:27

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
(foto: Divulgação)
Mais um espaço para o teatro acaba de sair do papel em Belo Horizonte. A Vila Rica, espaço gastronômico já consagrado na Pampulha, abre suas portas para artistas mineiros e inaugura um palco, aberto a todas as manifestações culturais. E a inauguração será em alto estilo, com a realização do Primeiro Festival de Teatro Infantil Vila Rica, com apresentações em todos os domingos de julho, com espetáculos voltados para os pequenos. Esta será a ação de estreia do espaço artístico e cultural, que, inicialmente, terá capacidade para 100 espectadores e pode se adaptar a vários formatos.

Segundo a curadora do evento e produtora Ana Gusmão, o objetivo é mesmo abrir mais espaço para novos espetáculos, já que a arte vem crescendo e se expandindo na capital mineira. “A produção artística em Belo Horizonte está crescendo muito. Podemos perceber isso, por exemplo, no aumento do número de projetos inscritos na Lei Municipal de Incentivo a Cultura, nos novos grupos teatrais, musicais e de dança, nos poetas e nos grafiteiros que colorem as nossas ruas. Para aquelas artes que são de palco, o surgimento de novos espaços é, para além da ocupação artística de outras regiões da cidade, a possibilidade de compartilhar com o público suas pesquisas e trabalhos”, frisou.

No próximo domingo, na abertura do festival, às 16h30, haverá trabalho de leitura, com o ator Paulo Fernandes, no “Avental Literário”. Meia –hora depois o contador de histórias Pierre André mostra a “Carroça Literária”, com antigas histórias recriadas com músicas populares e teatro de bonecos. E a programação para a criançada continua, sempre aos domingos do mês de julho. Veja todos os espetáculos na fã-page (Vilaricacultura), no Facebook.

Ana Gusmão ainda ressalta que o sucesso da Vila Rica foi o principal fator da criação do novo espaço, naquele local. “A idéia foi incorporar a Vila Rica, projeto já bem sucedido com anos de história dentro da gastronomia, ao universo cultural da produção local. Para abrirmos o espaço, pensamos em criar o Festival de Teatro Infantil nas férias escolares, período em que as crianças e os pais estão mais tranquilos para aproveitarem os domingos em família” explicou.

Divulgação
(foto: Divulgação)
E o novo espaço, bem intimista, possibilita maior proximidade do público com os atores e contadores. “A mostra possui uma diversidade de linguagens, o que enriquece o Festival. Também valorizamos espetáculos que sejam próximos do público, já que o nosso espaço possibilita tal interação. As crianças adoram e, acredito, até necessitam disso, de voltar ao contato do ser humano, de esquecer um pouco da televisão, dos jogos e dos computadores. E nada melhor do que o teatro, a mágica e as histórias para realizar esse caminho de volta ao pé no chão, mãos dadas em roda e sorriso compartilhado nos olhos.”

Para o segundo semestre exibições de cinema, shows de jazz e teatro adulto já estão programadas. O Vila Rica Cultura abrigará, entre outros eventos, a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de MG com o objetivo de ser um pólo de cultura na região da Pampulha.

Primeiro Festival de Teatro Infantil Vila Rica

Programação:
5/7 – 16h30 - Avental literário - Com Paulo Fernandes
17h - Carroça de histórias - com Pierre André
12/7 - 17h - O ilusionismo de Serge Weick, com Serge Weick
19/7 - 17h - Abrindo o baú de histórias, com Paulo Fernandes
26/7 – 16h30 - Dom Clownxote, com Gilbert Diniz
17h - Sonho de Criança, direção Gilbert Diniz
Entrada: R$ 20 inteira (R$ 10 meia)
Endereço: Avenida Fleming, 900, Bairro Ouro Preto
www.grupovilarica.com

MAIS SOBRE E-MAIS