'Grey' chama a atenção para filão literário, mas recebe duras críticas internacionais

Sequência de 'Cinquenta tons de cinza', sob ponto de vista do milionário sadomasoquista Christian Grey, vendeu um milhão de cópias

por Adriana Izel 24/06/2015 11:57

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Focus Features/Divulgação
Jamir Dornan vive Christian Grey no cinema (foto: Focus Features/Divulgação )
Muitas histórias seriam completamente diferentes se fossem contadas do ponto de vista de outro personagem. Já pensou se Dom Casmurro, de Machado de Assis, fosse narrado por Capitu ao invés de Bentinho? Talvez algumas perguntas do clássico romance fossem, finalmente, respondidas. Com essa concepção de narrar uma história sob outro ponto de vista, revelar as tramas "não contadas" por trás de 'Cinquenta tons de cinza' e manter a franquia em alta, a escritora britânica E. L. James decidiu escrever 'Grey: Cinquenta tons de cinza pelos olhos de Christian', uma versão da triologia sob a perspectiva do milionário. A obra foi lançada no último dia 18, nos Estados Unidos, data de aniversário do personagem nos livros. Em quatro dias, 1.1 milhão de cópias foram vendidas, segundo a Vintage Books. A versão em português chega ao Brasil em 18 de setembro.

A saga original do best-seller, que consiste em três livros, é contada pela jovem Anastasia Steele, que, durante uma entrevista, fica encantada pelo empresário Christian Grey. Apaixonado, o milionário quer viver um romance com a estudante e, partir daí, ela precisa decidir se quer participar das fantasias amorosas do sedutor. E. L. James revelou, pelas redes sociais, que a ideia de escrever o livro veio de um pedido dos fãs. "Christian é um personagem complexo que sempre instigou a curiosidade do público por seu passado turbulento e gostos sexuais peculiares", afirma. A nova obra expõe os pensamentos, as reflexões e os sonhos do empresário.

"Acho que é um recurso que não é muito comum na literatura. Mas é sempre um aspecto interessante porque pode inverter as relações de poder do narrador e recontam uma história", opina a teórica literária Raquel Parrine. Apesar da expectativa em torno da obra, Grey foi massacrado pela crítica especializada no mercado internacional.

Sobre 'Gray'

"Há muito sexo gráfico, mas a sequência deixa de excitar. Pênis antropomórfico de Grey é a estrela do show e certamente merece um próximo volume no ponto-de-vista dele"
The Independent

"'Grey' é 50 tons de monotonia"
USA Today

"Christian Grey é um psicopata previsível em 'Grey'"
Entertainment Weekly

"Christian Grey se entrega a seu psicopata interior. É ainda a história de Anastasia, mas este romance é mais realista - e muito assustador"
The Guardian

"A mais recente edição da série '50 Tons de Cinza' é tão manipuladora como seu herói sádico"
The Telegraph

Serviço
'Grey: Cinquenta tons de cinza pelos olhos de Christian, de E L James

Editora: Intrínseca
Tamanho: 576 páginas
Lançamento: 18 de setembro no Brasil

MAIS SOBRE E-MAIS