'Mestre Yoda' aparece em ilustração de manuscrito do século 14

Livro de decretos do Papa Gregório 9º traz desenho muito semelhante ao personagem de 'Guerra nas estrelas'

por Bethânia Nunes 28/04/2015 18:59

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Biblioteca Nacional do Reino Unido/Reprodução
Mestre Jedi? Personagem com aparência de sábio ilustra relíquia conservada por biblioteca britânica (foto: Biblioteca Nacional do Reino Unido/Reprodução)
Historiadores acreditam que um dos personagem mais conhecidos do cinema, o mestre Yoda, tenha sido inspirado em um manuscrito do século 14. Ao reler o livro de decretos do Papa Gregório 9º – conhecido como Decretos de Smithfield –, Damien Kempf e Maria L. Gilbert perceberam um monstro verde, na posição de um sábio, muito parecido com o criado por George Lucas para a série Star Wars – o personagem apareceu na saga em 1980.

A descoberta foi publicada no blog da Biblioteca Nacional do Reino Unido e tem atiçado a curiosidade na internet. Teria o mestre Jedi Yoda vivido "há muito tempo, numa galáxia muito, muito longínqua", ou há apenas 700 anos? O livro, escrito em latim, não tem data definida, mas acredita-se que seja de 1300 a 1340. A ilustração faz parte da história de Sansão e Dalila.

O curador e administrador do blog da biblioteca, Julian Harrison, afirmou que adoraria dizer que se trata de Yoda, "ou que foi desenhado por um viajante do tempo". "O artista tinha claramente uma imaginação vívida", disse Harrison à rádio NPR.

MAIS SOBRE E-MAIS