Quatroloscinco finaliza em SP ano de temporadas nacionais

Companhia de teatro mineira circulou de norte a sul do Brasil em 2014 com espetáculos e oficinas

por Carolina Braga 24/11/2014 16:12

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

 Guto Muniz/divulgação
Cena do espetáculo 'Humor', da companhia mineira Quatroloscinco - teatro do comum (foto: Guto Muniz/divulgação)
Depois de três semanas intensas de atividades, a companhia mineira Quatroloscinco – teatro do comum termina no próximo dia 30 de novembro a Ocupação no Sesc Belenzinho em São Paulo. Desde o início do mês o grupo de Belo Horizonte revisitou todo o repertório na capital paulista. Foram apresentados 'É só uma formalidade' (2009), que marcou a fundação da trupe, passando por 'Outro lado' (2011), o solo 'Get out' (2013) e a mais recente montagem, 'Humor' (2014).

“Fazer o repertório do grupo trouxe um panorama do nosso trabalho que nós mesmos não tínhamos noção”, comenta o ator e dramaturgo Marcos Coletta. Segundo ele, mesmo com sete anos de trajetória, foi a primeira vez que o Quatroloscinco conseguiu apresentar todas as montagens em uma mesma mostra. Só assim foi possível entender – e identificar – características comuns. “Conseguimos criar uma forma de trabalhar que é muito peculiar. Isso tem a ver com construção de linguagem”, completa.

Para Marcos Coletta, a experiência paulistana mostra que há claramente um caminho norteado pela pesquisa cênica que o grupo escolheu. Formado por Assis Benevenuto, Ítalo Laureano, Marcos Coletta, Maria Mourão e Rejane Faria o Quatroloscinco – teatro do comum é um grupo focado na prática e na experimentação artística. Todas as montagens foram criações coletivas.

VIAGENS  O ano de 2014 foi especialmente movimentado para o Quatroloscinco. Depois da estreia de Humor, em março, no Teatro Alterosa a companhia participou de importantes festivais internacionais de teatro como o Porto Alegre em Cena (RS) e também a mostra de Dourados (MS). Além disso, contemplado com o Prêmio Myriam Muniz, o grupo levou duas montagens – Humor e Get out – para Porto Velho (RO), Belém (PA), Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Florianópolis (SC).

“Fomos a lugares que nunca tínhamos estado. Terminar o ano com essa ocupação em São Paulo nos mostra que atingimos uma diversidade de público também inédita pra gente”, conta Marcos. Já que o jogo entre os artistas e os espectadores sempre foi algo muito caro ao Quatroloscinco, lidar com os contrastes entre plateias de Porto Velho e Belém, por exemplo, foi aprendizado importante.

Por outro lado, como em cada parada os atores também se encontravam com os artistas do local para compartilhar experiências, os mineiros do Quatroloscinco também se deram conta que apesar das diferenças, há muito de comum no ofício que escolheram. “Vimos como é diverso e ao mesmo tempo o pensamento artístico é muito parecido”, comenta Coletta.


Assista a trecho do espetáculo 'Humor', da Quatroloscinco – teatro do comum:


MAIS SOBRE E-MAIS