Mickey Mouse completa 86 anos; relembre melhores desenhos do personagem

Rato mais famoso das animações foi um dos primeiros personagens criados por Walt Disney e é considerado por muitos o desenho mais clássico do estúdio

por Diário de Pernambuco 18/11/2014 07:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Disney/Divulgação
'Steamboat Willie' é a primeira aparição oficial de Mickey nas telas (foto: Disney/Divulgação)
Tem aniversariante na terça-feira! O ratinho mais famoso das animações, Mickey Mouse, completa 86 anos encantando e divertindo gerações. Com suas orelhas e risada características, Mickey é considerado por muitos o personagem mais icônico de Walt Disney. Criado em 1928, fez sucesso e história ao longo das mais de 8 décadas de existência, passando por inovações no cinema de animação, como a chegada do cinema a cores. Em homenagem ao personagem, selecionamos alguns dos melhores momentos do ratinho nas telas. Confira:

O primeiro curta produzido - O maluco do avião (1928)

Inicialmente previsto para sair em 1928, terminou sendo lançado apenas em 1929. Mesmo assim, é a primeira aparição de Mickey Mouse em um desenho animado, ainda na época do cinema mudo. Mesmo com as limitações técnicas, percebe-se o talento de Walt Disney em encantar as pessoas, mesmo depois de tantos anos. Um detalhe também é a diferença do personagem em seus primórdios para a versão que conhecemos hoje.



O primeiro curta exibido - Willie do barco à vapor (1928)
Creditada historicamente como a primeira real aparição de Mickey Mouse, também é sinônimo da constante inovação que sofria o cinema daquela época, afinal, é o primeiro desenho animado a ser exibido com som nos cinemas. Apesar de contar com muitas semelhanças à versão atual de Mickey, ainda pode-se perceber certas diferenças no projeto inicial. Um exemplo é o tamanho dos olhos, que eram bem menores. Atualmente, um trecho da animação é usada como logomarca oficial do Walt Disney Studios.



O primeiro filme em cores - The band concert (1935)
Mickey e os estúdios Disney mergulham de cabeça na era do cinema em cores. A trama, que mostra Mickey como regente de uma banda marcial, é uma das mais aclamadas da Disney. Vale lembrar que o curta também conta com a participação do Pato Donald, outro personagem clássico do estúdio.



O aprendiz de feiticeiro - Fantasia (1940)

Com carreira já consagrada, Walt Disney decide se dar o luxo de produzir trabalhos mais experimentais, um deles é Fantasia, clássico que, incompreendido em seu tempo, mostra Mickey como um aprendiz de feiticeiro em um mundo com tons surrealistas. Talvez influência da amizade de Disney com o pintor Salvador Dali? Essencialmente, o filme é uma coletânea de oito animações exibidas acompanhadas de sons orquestrais. Muitos, incusive, consideram essa a versão a mais famosa de Mickey nas telas.



Interagindo com seres humanos - Uma cilada para Roger Rabbit (1988)
Apesar de não ser o personagem principal do desenho, Mickey teve participação especial na construção do longa, que, mais uma vez, inovou ao mostrar pela primeira vez personagens animados interagindo de forma verossímil com seres humanos. Quem não lembra da sexy Jessica Rabbit?

MAIS SOBRE E-MAIS