Site traça perfil do nerd geek mineiro em pesquisa

Jovens, conectados e fãs de ficção científica são uma das características apontadas pelo site Omelete

por Carolina Braga 12/11/2014 09:54
New Line Cinema/divulgação
'O senhor dos anéis' é o filme preferido dos mineiros que participaram da pesquisa do site Omelete (foto: New Line Cinema/divulgação)
Ele é um jovem conectado, sem receio de comprar on-line, que quase não vê televisão, prefere cinema e, principalmente, ficção científica. É esse o perfil do nerd geek mineiro revelado pela segunda pesquisa organizada pelo site Omelete, especializado em filmes, séries, quadrinhos, games e música.


As questões disponibilizadas no site foram respondidas por cerca de 11 mil internautas brasileiros, 143% a mais que no ano passado. O projeto quer conhecer melhor essa galera, além de testar o potencial nacional de eventos de grande porte focados nesse mercado. Como o resultado foi positivo, não deu outra: de 4 a 7 de dezembro, o Omelete traz a São Paulo a primeira edição brasileira da Comic Com Experience. Trata-se de uma grande celebração do universo geek e da cultura pop, formado por jovens apaixonados por tecnologia.


O modelo será o mesmo adotado em outros países. Na Comic Com de Las Vegas (EUA), por exemplo, costumam ser anunciados badalados filmes de super-heróis e seriados, além de novidades em quadrinhos, games, animes, memorabilia e produtos colecionáveis.


“A gente percebe um público muito carente de coisas benfeitas nessa área. Há mudança no consumo de entretenimento”, revela Pierre Mantovani, executivo do Omelete. Ele está seguro de que o público que respondeu à pesquisa é a parcela da população que dita as novas tendências de conteúdo. Ou seja, “o que será consumido pela massa nos próximos anos, a próxima temática geek”, explica.


Podemos esperar, então, sagas semelhantes a O senhor dos anéis, Game of thrones e Batman, os campeões de preferência. Trata-se de um universo restrito: os usuários do Omelete são, geralmente, homens com 24 anos em média.

Reprodução/Estado de Minas
(foto: Reprodução/Estado de Minas)
MINAS A preferência dos jovens mineiros é por ficção científica (22%). O filme favorito é O senhor dos anéis (18%), assim como os atores Johnny Depp (14%) e Scarlett Johansson (15%), além da série Game of thrones (14%). Batman (36%) é o herói escolhido no estado e a Marvel (23%) surge como a marca mais admirada.


Outra curiosidade: esse grupo é extremamente conectado à rede. “Noventa por cento usam streaming da internet e 50%, Netflix. Daí você vê que o jeito deles de consumir conteúdo mudou”, observa Pierre Mantovani. A pesquisa dá sinais claros de que o mercado mobile vai crescer muito, afirma o executivo. “Muda um pouco o jeito de dispor o conteúdo. Estamos adaptando, criando linguagens para que funcione”, observa.

 

Astros em SP

 

Jason Momoa será o primeiro Aquaman. Katie Cassidy, atualmente, faz o papel de Laurel Lance, a principal personagem feminina de Arrow, sucesso da TV. Brad Dourif emprestou sua voz ao temido boneco Chucky, além de interpretar Grima Língua de Cobra em O senhor dos anéis. Filha de Brad, Fiona Dourif é a Casey de True blood. Esses são alguns dos artistas estrangeiros esperados na primeira Comic Con Experience brasileira.


A feira vai ocupar 40 mil metros quadrados do Imigrantes Exhibition & Convention Center, em São Paulo. De 4 a 7 de dezembro, de 80 mil a 100 mil visitantes são esperados. A agenda prevê lançamentos em quadrinhos e no cinema. Negocia-se também a pré-estreia no Brasil do filme O hobbit: a batalha dos cinco exércitos, sequência dirigida por Peter Jackson.


Uma atração que já causa burburinho na rede é o Meet & Greet com astros convidados. O fã pode cumprimentar o ídolo, com a chance de tirar foto e ganhar autógrafos. Não fica barato. Para conhecer Edgar Vivar, o Sr. Barriga, de Chaves, o ingresso custa R$ 119. Informações no site.

MAIS SOBRE E-MAIS