Circuito Literário Praça da Liberdade e Bienal do Livro de Minas trazem autores de destaque a BH

Agendas incluem debates, sessões de autógrafos, saraus e performances

por Carlos Herculano Lopes 10/11/2014 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Carol Reis/divulgação
Gonçalo Tavares vai ministrar oficina a candidatos a escritor (foto: Carol Reis/divulgação)
Esta semana, a literatura vai comandar a agenda cultural de BH. A capital recebe dois eventos de peso, que oferecerão ao público programação diversificada e a oportunidade de ouvir autores do país e do exterior. Quarta-feira começa o Circuito Literário Praça da Liberdade. Na sexta-feira será aberta a Bienal do Livro de Minas, no Expominas.


A curadoria do Circuito está a cargo de Dagmar Braga, especialista em literatura brasileira; Maria Esther Maciel, professora de teoria literária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); do educador Renato Negrão, professor de arte; e de Fabíola Farias, coordenadora de promoção da leitura da Fundação Municipal de Cultura. Até domingo, o evento vai oferecer oficinas com autores experientes, saraus, mesas de debate, performances, esquetes teatrais e festival de contação de histórias. A vasta agenda inclui também programação para a criançada, shows e leituras dramáticas.


Estão previstas 15 atividades diárias e a participação de 70 autores, entre contistas, romancistas, poetas e quadrinistas. Cristiana Kumaira, gerente-executiva do Circuito da Praça da Liberdade, afirma que o evento confirma a vocação literária do estado. “É a comunhão das artes em torno da literatura”, resume.

 

A curadora Fabíola Farias explica que a ideia é oferecer algo que extrapole o desenho mais comercial, próprio de feiras convencionais. “Queremos fazer a cidade se encontrar em torno da literatura e do livro. Pensamos numa programação que aproxime leitores dos autores e vice-versa”, diz ela.


Entre os convidados estrangeiros estão o angolano José Eduardo Agualusa e Gonçalo Tavares, nascido na África e criado em Portugal. Quarta-feira, a dupla participa da mesa “Diálogos literários em língua portuguesa”, com mediação de José Eduardo Gonçalves. Elogiado por José Saramago, Gonçalo ministra a oficina “Escrita, leitura e imaginação” na quinta-feira. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail casaeconomiacriativa@sebraemg.com.br.

TV BRASIL/DIVULGAÇÃO / VERUS/DIVULGAÇÃO
Cristovão Tezza vai falar sobre literatura e vida real. Falecido em julho, Rubem Alves ganha homenagem em BH (foto: TV BRASIL/DIVULGAÇÃO / VERUS/DIVULGAÇÃO)
BRASIL Vários autores brasileiros participarão do Circuito. Entre eles estão o pernambucano Marcelino Freire, curador da Balada Literária de São Paulo; Rogério Pereira, editor do jornal literário 'Rascunho', de Curitiba; o paulista José Anzanello Carrascoza; o paranaense Cristovão Tezza, autor do premiado 'O filho eterno'; o poeta carioca Eucanaã Ferraz; e a desenhista e romancista carioca Elvira Vigna.

A curadora Fabíola Farias reforça que autores mineiros – consagrados e da nova geração – ganham destaque no Circuito. “Será uma ótima oportunidade para eles conversarem sobre sua obra com o leitor”, diz. Entre eles estão Olavo Romano, presidente da Academia Mineira de Letras; Marilda Castanha, ilustradora e autora de livros infantojuvenis; o contista Francisco Morais Mendes; o crítico literário Sérgio Alcides; o contista e romancista Luiz Giffoni; e Ana Martins Marques, uma das revelações da poesia mineira contemporânea.


A programação inclui exposição sobre os 60 anos da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, que será aberta nesta sexta-feira, às 19h; mostra sobre Augusto dos Anjos; e exibição de filmes baseados na obra de Fernando Sabino, com sessões na quinta-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil.


O poeta carioca Chacal, expoente do movimento Nuvem Cigana, participará de sarau no Memorial Minas Gerais Vale, às 11h e às 13h de sábado. No mesmo dia, às 19h, o compositor pernambucano Lirinha e o cineasta Erick Rocha fazem performance na Praça da Liberdade. Domingo, o Circuito será encerrado com outra performance: 'Chuva de poesia', de Guilherme Mansur, na Praça da Liberdade.

 

CIRCUITO LITERÁRIO

QUARTA-FEIRA


14h30 – Abertura oficial. Mesa “Augusto dos Anjos, 100 anos de morte e vida nordestina”.
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21)
17h – Cortejo de abertura. Praça da Liberdade
19h – Debate com a escritora Ana Maria Machado. Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466)
19h30 – Mesa “Diálogos literários em língua portuguesa”, com José Eduardo Agualusa e Gonçalo Tavares. Sesc Palladium
(Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)
20h30 – Sarau Vira Lata (MG) convida Allan Jonnes, do Sarau Debaixo (SE). Praça da Liberdade

QUINTA-FEIRA


10h – Mesa “A criança quer o livro infantil?”, com Nilma Lacerda e Marilda Castanha. Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
15h – Mesa “Literatura e cultura popular”, com Olavo Romano e Ricardo Azevedo. Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
17h – Mesa “Literatura de fantasia”, com Com Bráulio Tavares e Raphael Draccon. Biblioteca Pública Luiz de Bessa
19h –“A vida escrita”, com Cristovão Tezza, Eneida Maria de Sousa e Francisco de Morais Mendes.
Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450)
19h30 – Palestra “A literatura dos viajantes”, com Marcus Vinícius Freitas. Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)
20h30 – Sarau Comum (MG) e Paz/Sarau Tagarela (RJ). Praça da Liberdade

3 Programação completa:
www.circuitoculturalliberdade.com.br

Dez dias de Bienal

O escritor e educador mineiro Rubem Alves, que morreu em julho, aos 80 anos, será homenageado pela Bienal do Livro de Minas. De sexta-feira até o dia 23, o evento espera atrair 250 mil pessoas ao Expominas. Estão confirmados 160 expositores.
A abertura ficará a cargo do romancista e crítico literário Silviano Santiago, que conversará com o escritor João Paulo Cuenca, curador do projeto Café Literário. Ao longo de 10 dias, a Bienal receberá autores de destaque, como Lira Neto e Paulo César Araújo (biógrafos de Getúlio Vargas e Roberto Carlos, respectivamente), Edney Silvestre (romancista e jornalista), Pedro Bandeira (autor de best-sellers infantojuvenis) e a jornalista Miriam Leitão, entre outros. O projeto Conexão Jovem convidou escritores queridos do público teen, como Carina Rissi, Isabela Freitas, Carolina Munhóz e Pedro Gabriel. A Bienal é promoção cultural do Estado de Minas, que montou o espaço Universo das Palavras. Programação completa: www.bienaldolivrominas.com.br.
 

MAIS SOBRE E-MAIS