Montes Claros recebe edição do Psiu poético a partir deste sábado

Salão nacional, que chega à 28ª edição, movimenta a cidade do Norte de Minas com lançamentos de livros, palestras, oficinas e performances

por Estado de Minas 03/10/2014 12:43

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jair Amaral/EM/D.A Press
O escritor Ricardo Aleixo será um dos homenageados do evento este ano (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Em contagem regressiva para a comemoração dos 30 anos, que serão celebrados em 2016, começa amanhã, em Montes Claros, e vai até o dia 12, o 28º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, um dos eventos literários mais tradicionais de Minas. Para Aroldo Pereira, que divide a curadoria com Mirna Mendes e Renilson Durães, do Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, de Montes Claros, a expectativa é a melhor possível. “Estamos trabalhando para que se repita o sucesso dos anos anteriores, em que sempre trouxemos à cidade do Norte de Minas nomes importantes da literatura brasileira, além de valorizar os escritores da terra”, diz Aroldo.

Como tem ocorrido desde a primeira edição, alguns autores são homenageados pelo salão. Os nomes deste ano são: Lara Araújo, Wagner Merije, Telma Scherer, Éle Somog, Dakosta Kemerich e Ricardo Aleixo, que ministrará uma oficina literária.

Entre os escritores da terra que estarão lançando seus livros e conversando com o público estão confirmadas as presenças, entre outros, de Wagner Rocha, Anelito de Oliveira, Helena Soares e Sandra Fonseca. No domingo, às 15h, ela participa de intervenção poética ao lado das escritoras Alice Melo Lopes e Isabel Mendes e, na terça-feira, às 20h, autografa o livro Dez violinos e uma guitarra de sal.

Além de palestras e lançamentos de livros, várias outras atividades estão programadas, como performances poéticas, oficinas de criação literária e apresentações musicais. Entre elas a de Carlos Farias e do Coral das Lavadeiras do Vale do Jequitinhonha e de Jurandir Barbosa, com o espetáculo Outras pelejas. (CHL)

O que ver

SÁBADO

>> Dia Municipal da Poesia – Exposição de Poemas Inscritos
Local: Galeria Godofredo Guedes – Centro Cultural Hermes de Paula. Até dia 12.

. 8h – Despertar poético pelas ruas da cidade: com poetas, professores, estudantes, músicos, atores, bailarinos, agentes culturais e a comunidade. Concentração na Praça Dr. Chaves/Matriz.

. 20h – Abertura do Psiu
Poético 28 – lançamento dos livros: Parte, de Luciane da Mota Frota; Beleza estranha, de Tércio Ribas Torres; Antologia – 28º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, de Marli Silva Fróes e Jurandir Barbosa; X – Um poema, de Lara Firmino Araújo; Tripsiu, de André Águia; A nave, da Banda Cidadão Alienígena.

SEGUNDA-FEIRA

. 9h – Projeto Poesia
CircularEscola Estadual Profª Dilma Quadros

. 15h – Palestra sobre o livro  Felicidade clandestina, de Clarice Lispector. Palestrante: Camila de Souza Ramos.
Intervenção poética: Alice Melo Lopes, Isabel Mendes, Sandra Fonseca

. 20h – Lançamento dos livros  Algo novo, de Isabel Mendes; Sobre coisas, de Mara de Aquino.
. Performances poéticas: O guardador de rebanhos, de Fernando Pessoa, com Maria Luisa Meneses; Eu vou pra Maracangalha, de Dorival Caymmi, com o grupo Sol Maior

TERÇA-FEIRA

. 9h – Projeto Poesia Circular
Escola Estadual Armênio Veloso

. 15h – Palestra sobre o livro  Contos: “A menina de lá” e “Soroco/Sua Mãe e sua Filha”, de João Guimarães Rosa. Palestrante: Luciane da Mota Frota.
Intervenções poéticas: Mel Soares, Marina Guitti, Lêda Antunes Rocha

. 20h – Lançamento dos livros: Dez violinos marinhos e uma guitarra de sal, de Sandra Fonseca; Contos mudernos: Causos do sertão, de Auíri Tiago.
. Lançamento do CD Nossa
arte, nossa gente – vol. 3 – Encontro da Cultura Norte-mineira com Josecé Santos e convidados: Grupo Prego de Linha, Banda O Meio.

No domingo não haverá atividades por causa da eleição. Veja a programação completa em no site.

28º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético
De sábado ao dia 12. Galeria Godofredo Guedes – Centro Cultural Hermes de Paula, Praça Doutor Chaves, 32, Centro, Montes Claros. Informações: (38) 3229-3456 e 9112-7011. Entrada franca.

MAIS SOBRE E-MAIS