Fotógrafa se especializa em registrar recém-nascidos em poses bem-humoradas

Simone Silvério está sendo comparada a Anne Geddes, fotógrafa neo-zelandesa que nos anos 1980 ficou famosa com seus registros de bebês e crianças caracterizados como personagens de contos de fada

por Mariana Vieira 31/07/2014 11:26

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Simone Silvério / Divulgação
(foto: Simone Silvério / Divulgação)
A chegada do bebê é um momento tão aguardado pelos pais e familiares que merece um registro cuidadoso, com um toque artístico. Além das fotos da gravidez, é cada vez mais comum pais que realizam um registro completo do parto. A novidade agora fica por conta dos ensaios de recém-nascidos em posições descoladas e com temas. “Os pais têm essa vontade de guardar uma recordação de um momento que dura tão pouco!”, descreve Simone Silvério, fotógrafa brasileira que está sendo comparada a Anne Geddes, fotógrafa neo-zelandesa que nos anos 1980 ficou muito famosa com seus registros de bebês e crianças caracterizados como personagens de contos de fada.

 

Confira mais fotos de Simone Silvério

 

Ela não nega a inspiração. “Anne Geddes foi a precursora, as imagens dela inspiraram toda uma geração de fotógrafos que vieram depois”, pondera. No entanto, se as imagens da australiana rodaram o mundo em cartões- postais, estampas de papelaria e acessórios, a proposta de Simone é mais focada na família. “Acho que a diferença é que ela tem um trabalho autoral e comercial, e eu direciono os meus registros para a mãe e o pai da criança que estou fotografando”, conta.

Em seu estúdio no bairro Alphaville, em São Paulo, a fotógrafa controla mais que ângulos e luz. “A técnica consiste em recriar o ambiente do útero materno, fazendo com que o neném fique o mais confortável possível”, explica. Para tanto, o ambiente fica climatizado com temperatura entre 27 °C e 29°C e umidade do ar entre 60% e 70%. Além disso, o som simula os batimentos cardíacos da mãe, e a voz é o mais suave possível para não assustar os pequenos. Todos os acessórios são higienizados para não dar nenhum tipo de alergia.

Para os pais interessados, Simone lembra que existe uma série de cuidados com higiene e segurança. “É preciso conhecer a fisiologia dos recém-nascidos para saber quais posições são possíveis; eu mesma manipulo a criança, os pais acompanham todo o processo”, diz. Mãe de quatro filhos, há 3 anos e meio Simone começou a se especializar nesta área e percebeu, nesse nicho fotográfico, a oportunidade de aliar duas paixões. “Sempre gostei de crianças, tive jeito para elas, e fotografar bebês tão novinhos, num momento tão efêmero, é sem dúvida muito especial”, conta.

MAIS SOBRE E-MAIS