Ariano Suassuna sobre último romance: ''escrevo à mão e eu mesmo ilustro''

Rotina de trabalho no livro de sete volumes voltava a ocupar o escritor e dramaturgo, que sofrera um infarto em 2013

por Diário de Pernambuco 23/07/2014 18:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Fellipe Torres/DP/D.A.Press
Em janeiro, Suassuna adiantou ideias de 'O jumento sedutor': ''estou tentando colocar meu teatro, meu romance e minha poesia. Agora, é um livro trabalhoso, porque escrevo à mão e eu mesmo ilustro''. (foto: Fellipe Torres/DP/D.A.Press)
Seis meses atrás, em janeiro de 2014, quando ainda recuperava-se de um infarto do miocárdio e de um aneurisma sofrido no ano anterior, o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna falou com a imprensa. Na tarde do dia 23 daquele mês, em sua casa, no bairro do Poço da Panela, no Recife, o autor recebeu repórteres para uma conversa sobre a homenagem a ser recebida no próximo desfile do Galo da Madrugada, em 1º de março, mas Ariano também comentou o ritmo de trabalho para finalizar 'O jumento sedutor', romance que escrevia há 33 anos.

 

Linha do tempo: relembre trajetória de Ariano Suassuna


"Sobre o romance, não tenho muita liberdade para falar, não. Jornalista gosta de fazer pergunta, e o meu natural é responder, mas a minha editora ficou preocupada porque fui espalhando coisas, e cada jornal botou um pedacinho. Ela disse: 'daqui a pouco quando sair o romance já perdeu a novidade toda'.

Mas eu posso lhe dizer o que tenho dito: sempre fui meio preocupado, porque escrevo três gêneros literários principais, poesia, teatro e romance. Sou conhecido como dramaturgo (acho que mais por causa do 'Auto da Compadecida' na televisão), menos como romancista, e como poeta sou inteiramente desconhecido. Tem gente que nem sabe que escrevo poesia.

Então nesse livro estou tentando colocar meu teatro, meu romance e minha poesia. Agora, é um livro trabalhoso, porque escrevo à mão e eu mesmo ilustro. Todas as páginas são ilustradas. Hoje mesmo eu passei a manhã trabalhando nele.“

 

 

MAIS SOBRE E-MAIS