Copa do Mundo: Romero Britto está no Brasil para compromissos da Fifa

O artista recifense é Embaixador da federação e vai marcar a Copa com seus desenhos coloridos

por Raquel Lima 11/06/2014 11:02

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fifa/Divulgação
(foto: Fifa/Divulgação)
Romero Britto é o artista padrão Fifa da Copa do Brasil 2014. Os contornos marcados e as cores saturadas, marcas registradas do recifense de 50 anos, estão em todos os mementos da competição - de roupas a canetas, sem excluir malas, chaveiros, pôsteres. O artista radicado em Miami, nos Estados Unidos, é embaixador da Fifa desde o Mundial da África do Sul, em 2010, quando assinou um dos 17 cartazes da competição. O título ainda é de Romero e, desde sábado passado, ele dribla, firula e chuta ao gol em eventos oficiais da federação no Rio de Janeiro.

O perfil do artista no Instagram também está em campo: é uma ode à cidade maravilhosa e à festa do futebol mundial, que começa nesta quinta-feira. Um dos posts de ontem era uma tela da bandeira nacional com bolas. Anteontem, o jogador Neymar Jr. entrou na galeria de personalidades retratadas por Britto, como a presidente Dilma Rousseff, o astro Michael Jackson, o sociólogo Gilberto Freyre, e a Rainha Elizabeth.

“É emocionante saber que nesta vida verei a minha cidade ser palco da Copa do Mundo. A linha de produtos representa a minha felicidade e gratidão por poder celebrar o maior evento esportivo do planeta”, arrematou o artista durante o lançamento da coleção da Copa, há três meses. Os compromissos oficiais começaram bem antes: ano passado, Romero visitou os estádios brasileiros, como integrante da comitiva do secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke - de quem, aliás, é muito amigo. Segundo a FIFA, Romero Britto é “o” artista da Copa porque seu estilo representa “a amizade, a humanidade e a união”.

Na badalada agenda de Romero, um dos compromissos é divulgar a edição 2014 do Football For Hope. O festival, que usa a bola para ensinar noções de cidadania e desenvolvimento social a crianças, será de 3 a 10 de julho na Vila Olímpica Mané Garrincha, no Rio de Janeiro. O lugar tem mural pintado por Britto. O artista ainda arrumou tempo para visitar a comunidade de Santa Marta, participar da festa junina infantil da Escola de Samba Unidos do Jacarezinho, frenquentar restaurantes badalados e de se retratar em selfies encontros com nomes como a socialite Narcisa Tamborindeguy e o apresentador Raúl de Molina. É driblar, firular e chutar ao gol.

Números

R$ 180 milhões
rendimento anual do artista

5 mil
telas pintadas até hoje, aproximadamente

100
funcionários, ele mantém no ateliê em Miami, nos EUA

50 mil m²
é o tamanho do ateliê

140
galerias de 127 países já expuseram seus trabalhos

MAIS SOBRE E-MAIS