Virginia Braccini apresenta a exposição 'Olhar sobre paisagem' em BH

Primeira mostra individual da artista reúne pinturas de cidades e propõe reflexão sobre o espaço urbano

por Estado de Minas 04/06/2014 11:12

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Virginia Braccini/Divulgacao
Virginia Braccini abre sua primeira mostra individual hoje, no Espaço Cultural Banco Central (foto: Virginia Braccini/Divulgacao )
A artista plástica Virginia Braccini faz sua primeira mostra individual, Olhar sobre paisagem. A abertura será nesta quarta-feira, às 19h, no Espaço Cultural Banco Central. A artista reúne 10 pinturas que propõem reflexão sobre o espaço urbano. “A série de pinturas vem sendo realizada desde junho de 2013, a partir de um banco de imagens com fotografias que vou fazendo pelas cidades que visito, por onde ando. O que me motiva nessas imagens são as linhas e manchas que compõem a trama da geometria urbana. São fios elétricos, cercas de arame, postes de luz, sinais de transito, além de pássaros, tudo guiando o nosso olhar e recortando a paisagem.”

A cidade mostrada nas telas é múltipla em suas cores e na composição que marca e delimita volumes, linhas e espacialidades da paisagem construída. As telas têm ora a vibração do movimento das ruas, ora a placidez dos pássaros nos fios de energia. Alternam o corte brusco das cercas de arame, os espaços sobrepostos em viadutos com a pulsação da vida da metrópole contaminada e determinada por elementos em permanente construção.

Virginia percorreu longo e diverso caminho até se tornar artista plástica. A vocação, que se manifestou muito cedo, ainda na infância, deu lugar, no fim do ensino médio, a outra escolha, a medicina. E assim, durante mais de 20 anos, exerceu, com sucesso, a carreira de médica anestesista. Em 2002, recebeu um presente inesperado, que se transformou na centelha que ilumina a artista que vivia à sombra da médica: telas, cavalete, pincéis, tintas, palhetas, papéis de desenho, caixas de grafites diversos, tudo isso embrulhado para presente. A partir de então, o tempo dedicado à medicina foi reduzindo progressivamente. A artista já se prepara para outra exposição, na galeria do BDMG, em outubro deste ano, com a artista Renata Laguardia.

Olhar sobre Paisagem
Abertura quarta-feira, às 19h, de mostra de trabalhos de Virginia Braccini. Espaço Cultural Banco Central, Av. Álvares Cabral, 1.605, térreo. Até dia 24, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

MAIS SOBRE E-MAIS