Programa 'Ensaio aberto: O teatro de grupo no Brasil' mostra a trajetória de seis companhias regionais

Série com seis documentários ficará disponível no site da Cooperativa Paulista de Teatro; Galpão é o representante de Minas Gerais

por Gracie Santos 23/02/2014 10:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Frames do vídeo/Reproduções
Ator convidado no Galpao, Luiz Rocha no filme de Fabiano Moreira (foto: Frames do vídeo/Reproduções)

A estética do barroco, a poesia da literatura de cordel, a alegria do carnaval, a força do cangaço e a comédia cearense. Elementos capturados pelas lentes do diretor Fabiano Moreira, idealizador de projeto que registra as experiências teatrais de seis grupos de teatro brasileiros: Teatro Popular União e Olho Vivo, de São Paulo; Grupo Galpão, de Minas Gerais; Tá na Rua, do Rio de Janeiro; Oi Nóis Aqui Traveiz, do Rio Grande do Sul; Grupo Comédia Cearense, do Ceará; e Imbuaça, de Sergipe, que resultaram em seis documentários de 26 minutos, retratando a diversidade das regiões. O fio condutor são os grupos tradicionais, sua trajetória e importância histórica. Os episódios do programa Ensaio aberto: O teatro de grupo no Brasil estarão disponíveis a partir do dia 28 (até abril, um a cada semana), por meio do site da Cooperativa Paulista de Teatro: www.cooperativadeteatro.com.br.

A equipe de realização, comandada por Fabiano Moreira, acompanhou a companhia mineira na turnê de Os gigantes da montanha em Divinópolis e São João del-Rei. “No caso do Galpão, a questão estética é muito forte. A variedade de elementos e as diversas influências são elementos importantes, e é visível a presença do barroco. Estivemos no Cine Horto, em BH, e mostramos a organização deles, além dos frutos que vieram do trabalho realizado há 30 anos, caso do Quatroloscinco, nova geração que vem sendo formada”, afirma o diretor.

Fabiano cita ainda o fato de o Galpão ter levado a montagem de Romeu e Julieta a Londres, Inglaterra, momento marcante na carreira do grupo e conta que, além das entrevistas com integrantes da companhia mineira e de apresentações que a equipe filmou, há material de arquivo. “Uma das conduções da minha direção foi encontrar aspectos regionais no grupo, dando destaque também a aspectos culturais do estado”, explica Fabiano. “No Rio de Janeiro, é muito forte a questão do carnaval; em Fortaleza, o ponto alto foi a comédia; no Sergipe, a literatura de cordel; e veio também à tona a influência do cangaço. Os vídeos revelam muito desse caldeirão cultural de informações que é o Brasil”, define o diretor.

Estreia
No primeiro episódio da série, com o Galpão, chamou a atenção do diretor o nível de relacionamento dos integrantes da companhia, além do fato de eles serem itinerantes e se abrirem muito para o contato com a população. “Com destaque para o caminhar deles, o estar juntos, o se ajudar. Tudo isso é bem bacana. Você pode ver fora de cena como eles se movimentam. No documentário não há bastidores do processo de criação ou produção, apenas casos contados por eles próprios”, avisa Fabiano.

Esta não é a primeira edição do programa Ensaio aberto: O primeiro foi realizado quando Fabiano Moreira começou a trabalhar na Companhia de Teatro Fábrica, em São Paulo, em 2004. Ele acabou se envolvendo com questões da Lei Municipal de Fomento ao Teatro (de 2002) e como era da área de vídeo, decidiu fazer um documentário que falasse sobre a lei, “algo didático mesmo, para que os grupos começassem a compreender nuances do funcionamento.”

Foi durante o trabalho de pesquisa para a realização desse filme que ele se deparou com questões do teatro de grupo. “A maioria era considerada amador, mas eles tinham modo de produção profissional. Fiquei curioso com a maneira como os integrantes se relacionam entre si e como eles lidam com o público e a população. E é essa a essência do segundo programa, que acabou por gerar os seis documentários”. Os grupos foram selecionados, de acordo com Fabiano, a partir do tempo de existência, que levou a variadas reflexões: “Como eles se mantêm há tanto tempo?; como se comunicam com a sociedade?; como a região reflete no trabalho deles?”.

ENSAIO ABERTO – O TEATRO DE GRUPO NO BRASIL

Estreia dia 28, documentário com o Grupo Galpão no site da Cooperativa Paulista de Teatro: www.cooperativadeteatro.com.br.

FUTURO


O resultado do programa Ensaio aberto: O teatro de grupo no Brasil foi tão bom que Fabiano Moreira espera que um canal de TV “abrace a ideia de difundir mais essa cultura, que é muito rica. Existe até a perspectiva de sairmos para a América Latina e produzirmos a terceira parte do programa”, anuncia.

MAIS SOBRE E-MAIS