Britânico vandaliza retrato da Rainha Elizabeth II para protestar contra lei de divorciados em Londres

Homem impedido de ver os filhos após separação escreveu pedido de ajuda em pintura

por AFP 05/02/2014 19:10

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

AFP PHOTO / DEAN AND CHAPTER OF WESTMINSTER
Avaliado em mais de R$ 625 mil, quadro danificado teve restauração estimada em R$ 35 mil (foto: AFP PHOTO / DEAN AND CHAPTER OF WESTMINSTER)
Um britânico que danificou um retrato da rainha Elizabeth II para protestar pelos divorciados que não têm permissão para ver seus filhos foi condenado nesta quarta-feira, 5, a seis meses de prisão. Tim Haries, de 42 anos, utilizou um spray violeta para escrever "ajuda" ("help") em um retrato a óleo da rainha, feito pelo australiano Ralph Heimans e exibido na Abadia de Westminster, em Londres.

Haries, que pertence ao grupo Fathers4Justice, disse que quis chamar a atenção para sua causa. O condenado não viu suas duas filhas por mais de quatro anos devido a um mandato judicial, explicou em um comunicado após a sentença. A pena de um tribunal de Londres foi mais dura que o esperado, e Haries anunciou que iniciará uma greve de fome até que seja autorizado a ver suas filhas.

"Minhas filhas e eu não fizemos nada para merecer tratamento semelhante", afirmou em um comunicado publicado no site da Fathers4Justice. O juiz, Alistair McCreath, disse que entendia a angústia de Haries por não poder ver as filhas. "Mas não posso aceitar que sejam justificados de nenhuma forma os meios que você escolheu para protestar", declarou o juiz.

A obra de Heimans foi encomendada em 2012, para o aniversário da coroação da rainha, e custou 160 mil libras. A limpeza do quadro após o ataque de Haries custou 9 mil libras.

AFP PHOTO/WILL OLIVER
Tim Haries é membro do grupo 'Fathers4Justice' ("pais por justiça"), que luta pela liberação das visitas de divorciados (foto: AFP PHOTO/WILL OLIVER )
 

MAIS SOBRE E-MAIS