Ópera da história de amor entre cowboys em 'Brokeback Mountain' estreia na Europa

Compositor norte-americano Charles Wuorinen leva ao teatro de Madri leitura de romance

por AFP 28/01/2014 20:26

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

AFP PHOTO / GERARD JULIEN
Tenor Tom Randle é Jack Twist e baixo-barítono Daniel Okulitch interpreta Ennis del Mar (foto: AFP PHOTO / GERARD JULIEN)
Sob a sombra ameaçadora do filme 'O segredo de Brokeback Mountain', dois cowboys com vozes de tenor e barítono revivem nesta terça-feira, 28, no palco do Teatro Real de Madri a sua trágica história de amor, adaptada para uma ópera depois do sucesso nos cinemas.

Os sons da tuba e dos contrabaixos aumentam, ameaçadores, enquanto nas paredes que cercam o palco são exibidas imagens das montanhas de Wyoming. Adaptada para o cinema em 2005 pelo diretor taiwanês Ang Lee, em um filme que venceu três Oscar, a história de Ennis e Jack ganha vida pela primeira vez em uma ópera, graças ao compositor americano Charles Wuorinen.

No palco, o barítono canadense Daniel Okulitch, que interpreta Ennis del Mar, e o tenor americano Tom Randle, que interpreta Jack Twist, se conhecem criando suas ovelhas nas montanhas de Wyoming durante o verão de 1963, que é seguido por duas décadas de sofrimento, pontuada por encontros fugazes, enquanto cada um constrói sua família.

Autor de mais de 260 composições, incluindo uma ópera adaptada de um livro de Salman Rushdie, Charles Wuorinen, de 75 anos, trabalhou em estreita colaboração com a escritora Annie Proulx. Inspirada pelo tempo que passou em Wyoming, a autora de 78 anos publicou em 1997, na revista The New Yorker, o conto 'Brokeback Mountain', que viria a inspirar o filme e esta ópera.

AFP PHOTO / GERARD JULIEN
Projeções no palco simulam campinas de pastoreio do Wyoming, nos EUA (foto: AFP PHOTO / GERARD JULIEN)
Um dia antes da estreia, os dois atores declararam que o enredo vai além da difícil relação entre dois homens em uma região e em uma era homofóbica. "Ennis é conservador, combate a mudança em um nível extremamente pessoal. Já Jack é o agente da mudança, a perseverança e a força que provoca as tensões", explicou Proulx. "Esse combate mais amplo domina toda a ópera", acrescentou.

"Lutamos para descobrir quem nós somos realmente. Uma das coisas boas dessa história é que este espelho nos coloca de frente para o público", considera Tom Randle. Quanto à ópera, os diálogos em inglês são breves, cantados em uma linguagem simples. "A ópera conta com uma "profunda dramaturgia musical", comentou o diretor da orquestra, Titus Engel.

Alertado sobre o conservadorismo de alguns sócios do Teatro Real, Charles Wuorinen não pareceu preocupado a esse respeito: "O que os espectadores podem pensar ou dizer... não é problema meu, é seu".

AFP PHOTO / GERARD JULIEN
Conflito de identidade entre cowboys que se apaixonam foi levado à ópera por Charles Wuorinen (foto: AFP PHOTO / GERARD JULIEN)
 

MAIS SOBRE E-MAIS