Ondjaki recebe Prêmio Literário José Saramago

Escritor e poeta anglono tem diversos títulos já conhecidos no Brasil, entre eles, 'Bom dia camaradas' e 'Os da minha rua'

por Estado de Minas 06/11/2013 09:15

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Walter Craveiro/Divulgação
(foto: Walter Craveiro/Divulgação)
O escritor anglono Ondjaki, de 36 anos, recebeu ontem o Prêmio Literário José Saramago, um dos mais importantes em língua portuguesa, pelo romance Transparentes, lançado no Brasil pela Companhia das Letras. O romancista receberá 25 mil euros (R$ 77 mil).

Os protagonistas de 'Os transparentes' são moradores de Luanda que vivem e compartilham suas memórias. Odonato, Xilisbaba, Amarelinha, AvóKunjikise e MariaComForça moram em um edifício no Centro de Luanda. Outras personagens, como o VendedorDeConchas, o Cego e o Carteiro, passam eventualmente por ali. Eles contam suas histórias, relembram os tempos de guerra e fazem planos para o futuro.

O romance é ainda habitado por gente como autoridades, fiscais, jornalistas, pesquisadores, todos interessados nas riquezas naturais de Angola e enredados na experiência urbana de uma grande cidade africana. São histórias íntimas e coletivas, com problemas individuais e familiares que traçam um painel de uma nação cheia de contrastes.

Poeta, contista e romancista, Ondjaki nasceu em Luanda em 1977 e tem obras traduzidas para vários idiomas, como francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio, sueco e polonês. É autor de 'Bom dia camaradas' e 'Os da minha rua', ambos finalistas do Prêmio Portugal Telecom em 2007 e 2008, respectivamente. Outros livros do autor lançados no Brasil são 'Avó Dezanove' e o segredo do soviético, 'Ynari – A menina das cinco tranças' (2010) e 'O voo do golfinho' (2012).

Na edição anterior, em 2011, a vencedora do Prêmio José Saramago foi Andrea del Fuego, pelo livro 'Os Malaquias'.

MAIS SOBRE E-MAIS