'A viagem na literatura' é o tema do Festival Literário de Araxá deste ano

Nesta sexta-feira, o escritor Luiz Ruffato irá falar sobre viagem na ficção e na não ficção

por Carlos Herculano Lopes 20/09/2013 07:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Simone Ruffato/Divulgação
(foto: Simone Ruffato/Divulgação)
Começou ontem, no Triângulo Mineiro, a 2ª Edição do Festival Literário de Araxá, o Fliaraxá, que levará à cidade, até domingo, grandes nomes das letras nacionais, como Adélia Prado, Ruy Castro, Heloísa Seixas, Humberto Werneck e Márcia Tiburi, entre outros, além de prestigiar pratas da casa: os irmãos Dirceu e Leila Ferreira, que acaba de lançar o livro de crônicas, 'Viver não dói', Editora Globo, e Evandro Affonso Ferreira, um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2013, com o romance 'O mendigo que sabia de cor os adágios' de Erasmo de Roterdam, Editora Record. Há anos vivendo em São Paulo, Evandro é autor, ainda, entre outros, dos livros 'Grogotó', Editora Topbooks, e 'Cabrâmbias', Editora 34.

O tema escolhido este ano para o evento, que tem patrocínio do Ministério da Cultura, por meio das leis de incentivo, e do Circuito CBMM de Cultura, foi “A viagem na literatura”. Para o curador do festival, o jornalista Afonso Borges, do projeto Sempre um Papo, o objetivo do encontro, como ocorreu no ano passado, será atingir o maior número possível de pessoas, não só de Araxá, como de todo o Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. “Nossa meta é incentivar a leitura  e fazer com que o livro chegue aos leitores de forma acessível, além de valorizar o escritor brasileiro”, disse.

Bastante diversificado, o festival terá ainda shows musicais, com Juarez Moreira e Chico Amaral Quarteto; saraus de poesia; oficinas de criação literária; e contação de histórias com Roberto Carlos Ramos, entre outras atrações, além de homenagem especial a Vinicius de Moraes, pelo centenário de seu nascimento, que será comemorado em outubro. Os cantores e compositores Rubinho do Vale e Celso Adolfo, que também estarão presentes, ministram as oficinas Aprendendo sobre cultura popular e A música na literatura de Guimarães Rosa. Já o arquiteto Gustavo Pena fala sobre “A literatura na arquitetura”.

Como novidade desta versão, destaca Borges, haverá a realização de concurso literário, que premiará redações feitas por estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas de Araxá. Os prêmios serão entregues amanhã, às 11h, por Adélia Prado, uma das estrelas do encontro.

2º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá
Até dia 22, na Fundação Cultural Calmon Barreto, Praça Arthur Bernardes, 10, Centro, Araxá. Entrada franca. Informações: (34) 3691-7133, www.fliaraxá.com.br e info@fliaraxá.com.br.

• Programação

Sexta-feira

13h – Abertura
14h – Rubinho do Vale – Cultura popular – Música e literatura
15h30– Humberto Werneck e Luiz Ruffato – Viagem na ficção e não ficção
16h30 – Alberto Villas e Chico Amaral – Viagem na música e na memória
18h – Heloísa Schurmann e Leila Ferreira – Literatura, viagem e superação
19h30 – Ruy Castro e Heloísa Seixas – Viagem na literatura e jornalismo
21h – Adélia Prado – Viagem pela poesia e literatura
24h – Encerramento

Sábado

10h – Abertura
11h – Entrega do 1º Prêmio Fliaraxá – Literatura nas escolas, com Adélia Prado
11h30 – José Luiz Golfarb conversa com pais e mestres sobre o tema “A internet e as novas mídias na família e educação”
14h – Cris Guerra e Leila Ferreira – Moda e estilo: uma viagem intuitiva
15h30 – Laura Müller – Altos papos – Viagem na literatura e na sexualidade
17h30 – Márcia Tiburi – A felicidade e a banalidade do vício na era digital
18h30 – Academia Araxaense de Letras – Lançamento da primeira antologia da academia
19h30 – Marcel Souto Maior – Viagem nas vidas e literatura de Alan Kardec e Chico Xavier
20h30 – Leila Ferreira, Dirceu Ferreira, Evandro Affonso Ferreira e Marcel Souto Maior, no debate e lançamento de seus mais recentes livros
24h – Encerramento

Domingo

11h – Sarau de poemas
12h – Homenagem literomusical a Vinicius de Moraes
14h – Encerramento

MAIS SOBRE E-MAIS