Criadores do Porta dos Fundos lançam livro de roteiros no projeto 'Sempre um Papo'

Atores envolvidos no projeto planejam esquetes diárias na internet e estreiam filme no ano que vem. Canal de humor já o quinto mais visto no mundo

por Ana Clara Brant 17/09/2013 06:56

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Porta dos Fundos/Divulgação
(foto: Porta dos Fundos/Divulgação)
Há pouco mais de um ano, todas as segundas e quintas-feiras, sempre às 11h da manhã, uma porta se abre trazendo humor inteligente e ousado que vem conquistado o público brasileiro. O coletivo Porta dos Fundos, que produz conteúdo audiovisual voltado para a web com qualidade de TV e liberdade editorial, é a grande sensação da internet e já se tornou um dos canais de vídeos de humor mais acessados do planeta.


Seus idealizadores,  Antonio Tabet (Kibeloco), Fábio Porchat, Gregorio Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro, acabam de lançar um livro homônimo (Editora Sextante), que reúne 37 roteiros de esquetes já gravados, e estarão em Belo Horizonte nesta quarta-feira, no projeto Sempre um Papo, no Uni- BH, câmpus Estoril, para autografar e participar de bate-papo com o público.

A publicação traz no início de cada capítulo um QR code que leva diretamente ao vídeo no YouTube. Dessa maneira, os fãs do Porta dos Fundos podem descobrir qual foi a inspiração de quem escreveu cada um dos roteiros, de onde vêm as ideias e tudo o que passa na cabeça de quem cria as histórias, como os hilários 'Sobre a mesa', 'Na lata', 'Spoleto' e 'Término de namoro', entre outros. Um dos sócio-fundadores do canal, o ator e roteirista Gregorio Duvivier revela que o grupo sempre quis eternizar os textos dos esquetes, e por isso a ideia de produzir um livro neste formato. “Todo mundo conhece os nossos vídeos e nem todos prestam atenção nos textos. Até porque, na comédia, muitas vezes o texto é subestimado e parece que foi feito de improviso. E não é bem assim. A gente quase sempre reescreve o roteiro, e quisemos mostrar essa qualidade e esse cuidado que temos quando criamos”, afirma.

Assim como os demais integrantes do Porta dos Fundos, Gregorio diz que nunca imaginou fazer um sucesso tão grande e que ele se tornasse o quinto canal de humor do YouTube mais visto em todo o mundo. “Rapidamente conseguimos 1 milhão de visualizações e hoje esse número chegou a quase 380 milhões. É um número bem significativo em um ano e dois meses de funcionamento. É claro que a gente sempre quis fazer algo bacana e sabia que a internet tem muita resposta. Mas sem dúvida, superou nossas expectativas”, avalia.

O êxito é tamanho que eles já estão com projeto de filme para 2014 e começam a trabalhar para que haja uma grade maior de vídeos. Já para este ano, além de postar os programas tradicionalmente todas as segundas e quintas, sempre às 11h, Gregorio Duvivier adianta que aos sábados também serão apresentados novos vídeos no canal. “A gente pensa em, daqui a um tempo, lançar novidades diárias”, conta.

LIBERDADE TOTAL

Para o ator, não é somente o fato de a internet ser terra de ninguém que explica a excelente repercussão do Porta dos Fundos. A grande mudança que eles trouxeram foi na linguagem. “Enquanto na TV é difícil você emplacar um programa, porque tem muito filtro, na internet é o contrário. E para o humor isso é maravilhoso, porque entre você e o espectador não tem nada. A gente pode falar o que quiser, da maneira que quiser e temos muita liberdade de assuntos. Podemos, por exemplo, falar palavrões. Mas acho que a grande novidade que propusemos foi no nível da linguagem. O nosso trabalho é cuidadoso no texto, na direção e na edição”, diz.

E o mais interessante é que o Porta dos Fundos tem rendido “filhotes”, o que para Gregorio é bem gratificante. “A gente tinha muita tosqueira na rede. Não que isso não seja bacana, mas conseguimos desenvolver algo com um conteúdo livre, porém de qualidade. Tornamos a coisa mais profissional e com uma certa dramaturgia. Nosso sonho é fomentar isso, e que mais gente se inspire nesse modelo”, ressalta.

E, exatamente por isso, os integrantes do Porta asseguram não ter interesse em migrar para a televisão ou outras mídias. Gregorio Duvivier afirma que o próprio público do canal não expressa esse desejo e considera que, se isso acontecesse, eles perderiam o foco e o objetivo inicial. “Acho que isso seria uma traição aos nossos fãs. Quando se está na internet, qualquer um pode ver na hora que quiser e onde quiser. Isso é uma revolução. No caso da TV, não dá para ser assim. Restringe muito. Provamos que não é só o público acostumado com a rede que nos assiste. Conseguimos atingir gente de todas as idades, classes e profissões. É o mais bacana”, comemora.

Números

canal de humor mais visto no YouTube no mundo
37 roteiros estão no livro
4,5 milhões de assinantes
375 milhões de acessos

Elenco de peso

Além dos idealizadores, Antonio Tabet (Kibeloco), Fábio Porchat, Gregorio Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro, a produtora do Porta dos Fundos conta com um elenco fixo formado por Clarice Falcão, Letícia Lima, Rafael Infante, Júlia Rabello, Luís Lobianco, Marcos Veras, Marcus Majella, Gabriel Totoro e Gustavo Chagas. Além disso, outros atores fazem participações especiais nos vídeos, como de Alexandre Nero, Maitê Proença, Fernanda Paes Leme e Victor Leal.

Vídeos mais acessados

1 – 'Na lata', 10.525.820 exibições
2 – 'Sobre a mesa', 9.369.536 exibições
3 – 'Rola', 9.049.180 exibições
4 – 'Casamento', 8.303.113 exibições
5 – 'Essa é pra você', 7.942.062 exibições
6 – '10 mandamentos', 7.365.505 exibições
7 – 'O homem que não sabia mentir', 7.024.464 exibições
8 – 'Quem manda', 6.970.955 exibições
9 – 'Spoleto', 6.885.583 exibições
10 – 'Término de namoro', 6.864.249 exibições

Sempre um Papo

Lançamento do livro de roteiros do Porta dos Fundos
Quarta-feira, a partir das 19h
Local: Uni-BH, câmpus Estoril
Endereço: Galpão de eventos, Rua Líbero Leone, 259
Sessão de autógrafos e bate-papo com Gregorio Duvivier, Antonio Pedro Tabet (Kibeloco) e Gabriel Esteves
Entrada franca
Informações: (31) 3261-1501

Assista aos vídeos 'Na lata' e 'Spoleto', do Porta dos Fundos:







MAIS SOBRE E-MAIS