Jurista Sacha Calmon autografa hoje Breve história do mal

Para realização da obra, o autor partiu de credos em que a origem do mal seria proveniente da natureza

por Carlos Herculano Lopes 29/08/2013 09:59

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Túlio Santos/EM/D.A Press
(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)


Ex-professor de direito tributário das universidades federais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, o jurista Sacha Calmon lança hoje, na Mineiriana, o livro ‘Breve história do mal’.

Para escrevê-lo, fez intensas pesquisas sobre a origem sobre esse conceito, dividindo-o em mal natural, “que vem da natureza e nos faz sofrer material e espiritualmente”,e mal moral, “o sofrimento causado ao homem pelo homem”.

Por que o ser humano faria mal ao semelhante, a ponto de tirar-lhe a vida ou fazê-lo passar por sofrimentos terríveis, dos quais a história está cheia de exemplos? De acordo com o professor Sacha Calmon, assim como o bem, o mal está na essência da origem humana. Não há como negar: ele nos é inerente, em face da evolução.



“O irritante em nossa civilização ocidental é o fato de ainda acreditarmos que o mal vem de fora, como uma coisa do demônio, assim como o bem vem de Deus. Trocando em miúdos, isso nos faz ser um joguete, absolutamente nada”, teoriza. Ele está concluindo o livro ‘A criação dos monoteísmos – os deuses feitos de palavras’, que deve ser lançado este ano.

BREVE HISTÓRIA DO MAL
De Sacha Calmon
Editora Luminis, 182 páginas, R$ 39.
Lançamento hoje, às 19h, na Livraria Mineiriana (Rua Paraíba, 1.419), Savassi.
Informações: (31) 3289-0900.

MAIS SOBRE E-MAIS